Topo

Fórmula 1

Hamilton é investigado por irregularidade após garantir pole da Sprint Race

Lewis Hamilton comemora a primeira posição na classificação desta sexta-feira em Interlagos  - Mercedes
Lewis Hamilton comemora a primeira posição na classificação desta sexta-feira em Interlagos Imagem: Mercedes

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 20h28

Lewis Hamilton pode perder a primeira colocação da Sprint Race do GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos. Após conquistar a pole para a corrida classificatória, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA), abriu uma investigação por irregularidade técnica detectada na asa móvel de sua Mercedes.

Conforme o documento divulgado, foi levado em consideração o Artigo 3.6.6 do regulamento técnico da Fórmula 1. Neste é enfatizada a obrigatoriedade de uma distância de, no máximo, 85 milímetros entre os dois elementos da asa móvel, quando o sistema de DRS está em funcionamento.

Após o treino classificatório, a inspeção feita no carro do piloto britânico mostrou que o dispositivo em questão apresentou uma distância maior do que a permitida em regulamento.

Por volta das 23h (de Brasília), a Fórmula 1 postou uma atualização do caso e disse: "Nenhuma decisão será tomada até a manhã de sábado. Max Verstappen também é convocado para os comissários às 9h30, hora local."

Caso a infração seja confirmada, o heptacampeão da Fórmula 1 pode ser desclassificado. Ele ainda disputará a Sprint Race, mas largará na última posição. Vale ressaltar que pela troca de motor, Lewis já perderá cinco posições da largada oficial.

Estima-se que os representantes da Mercedes e a direção de prova se reúnam nas próximas horas para a definição do caso.

Fórmula 1