Topo

Como o BBB ajudou Fernando Medeiros a alavancar carreira no basquete

Fernando Medeiros é comentarista das transmissões da NBA no TNT Sports - TNT Sports
Fernando Medeiros é comentarista das transmissões da NBA no TNT Sports Imagem: TNT Sports

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

04/11/2021 04h00

Um dos mais novos contratados da TNT Sports para comentar NBA, Fernando Medeiros já tem uma história longa com o basquete. Participante da 15ª edição do BBB, ele começou a jogar quando criança, por influência dos primos Olivia e Olivinha, e passou a trabalhar com a modalidade. Em conversa com o UOL Esporte, o comentarista declarou que o reality foi a grande alavanca do seu crescimento na modalidade.

"Eu sou muito agradecido ao BBB. Sempre tive muito preconceito antes de participar. Eu já tinha sido chamado outras duas vezes para o programa. Nunca me inscrevi, porque eu achava bobeira. Mas fui encontrado pelos olheiros em três oportunidades e recusei nas duas primeiras. Em 2014, eu acabei topando. Depois disso, meus preconceitos começaram a diminuir, porque você pode observar o programa de maneiras diferentes. O reality me deu uma oportunidade grande na vida, porque ele me tornou uma pessoa pública", destacou Fernando.

"Se tornar uma pessoa pública pode ser até perigoso. Se você não consegue desenvolver nada com a possibilidade de se tornar famoso, você acaba se frustrando. Eu continuei fazendo o que fazia assim que saí, no meu ramo de trabalho, que era o esporte e projetos sociais. Hoje, acredito que fui bem sucedido. Sou grato, porque as pessoas me viram lá, mas começaram a me seguir e realmente conheceram quem era o Fernando. As pessoas me consideram, me respeitam por tudo o que sou", acrescentou.

Fernando sonhava em ser jogador da NBA, mas se desmotivou e decidiu parar de praticar basquete aos 25 anos. Apesar disso, ele não quis se distanciar da modalidade. Pelo contrário. O carioca fez faculdade de educação física e passou a dar aulas em projetos sociais de comunidades.

E mesmo sem jogar basquete, Fernando chegou à NBA. O sonho do hoje apresentador e comentarista tornou-se realidade justamente com a chegada do BBB em sua vida.

"Quando virei uma pessoa pública, aconteceu um evento da NBA no Brasil e eu fui. Lá, começamos uma conversa através de uma marca que tinha produtos da NBA. Eles queriam um apresentador para outro evento e aí aconteceu. Eu comecei no Instagram da NBA Brasil e isso foi aumentando. A parceria já dura seis anos", comentou.

Hoje, Fernando está comentando a NBA no canal do YouTube da TNT Sports e, para ele, a plataforma representa a nova realidade das transmissões brasileiras. Durante os jogos, o comentarista tem a possibilidade de interagir com os espectadores.

"Me deram uma liberdade muito grande de poder ser quem eu sou, da forma do meu discurso. Essa é uma característica muito legal: passar informações técnicas com uma linguagem mais descontraída. Me sinto muito à vontade nesse momento. A linguagem da internet é algo que venho trabalhando há bastante tempo e cabe muito nesse ambiente, diferente da televisão, que é preciso ser mais sóbrio e tudo mais", explicou.