Topo

Osasco Vôlei lança camisa "Orgulho", com cores da bandeira LGBTQIA+

Tifanny Abreu com a camisa "Orgulho", com detalhe na manga com as cores do arco-íris - João Pires/Fotojump
Tifanny Abreu com a camisa "Orgulho", com detalhe na manga com as cores do arco-íris Imagem: João Pires/Fotojump

Do UOL, em São Paulo

29/10/2021 13h07

O Osasco Voleibol Clube lançou sua nova camisa 3, com referências à bandeira LGBTQIA+ e em homenagem aos 25 anos da equipe. A nova coleção de camisas, que traz o nome de "Orgulho", tem duas versões nas cores preta e dourado, para simbolizar as conquistas da equipe, e as cores do arco-íris nas mangas, uma referência à inclusão e à diversidade.

O uniforme será utilizado na estreia do time na Superliga Feminina, amanhã (30), contra o Fluminense, no ginásio José Liberatti. Uma das principais atletas da equipe, contratada para sua primeira temporada em Osasco, é a atacante Tifanny Abreu, primeira atleta trans do vôlei profissional brasileiro.

"Fiquei tão feliz com essa ação de Osasco. Tenho dito que no meu coração só tem espaço para amor. E é amor que recebo de todos da equipe e dos torcedores. Eu só posso e quero retribuir esse carinho, respeito e amor. E amor é inclusão", declarou a jogadora.

O lançamento da camisa com as cores da bandeira LGBTQIA+ coincide com os episódios de homofobia que levaram à demissão do central Maurício Souza, do Minas Tênis Clube, na última quarta-feira. O gerente de marketing da equipe de Osasco, Beto Opice, afirma que o uniforme começou a ser desenvolvido ao final da temporada passada.

"Pelo momento por que passa o País nos últimos anos, não basta ser inclusivo, é preciso deixar claro e demonstrar ser inclusivo. Esse uniforme resume tudo isso, desde o acolhimento e o respeito aos torcedores LGBTQIA+ nas arquibancadas, às campanhas e ações que pretendemos implantar ao longo dessa temporada. Osasco é, literalmente, um time que abraça todxs", afirma o gerente de marketing Beto Opice.

A líbero Camila Brait, prata olímpica nos Jogos de Tóquio-2020 e em sua 14ª temporada em Osasco, celebrou a ação da equipe, e exaltou a presença de Tifanny no elenco. "Tenho certeza de que a torcida vai adorar. Não podemos deixar de comentar que a chegada da Tifanny traz mais significado para essa ação. Fico feliz em saber que ela se sente acolhida por nós, companheiras de quadra, comissão técnica e torcida."