Topo

MMA


Homem Mais Forte do Mundo já derrotou um Gracie em 27 segundos; veja a luta

Mariusz Pudzianowski, o polonês que é considerado o "Homem Mais Forte do Mundo" - Reprodução/Instagram
Mariusz Pudzianowski, o polonês que é considerado o "Homem Mais Forte do Mundo" Imagem: Reprodução/Instagram

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

27/10/2021 04h00

No início da semana, o polonês Mariusz Pudzianowski surpreendeu ao nocautear o gigante senegalês Serigne Ousmane Dia em apenas 18 segundos durante a luta no co-main event do KSW 64, realizado no último sábado (23), em Lodz, na Polônia. Conhecido como o "Homem Mais Forte do Mundo", Pudzianowski iniciou a carreira bem jovem e já derrotou um brasileiro da tradicional família Gracie.

A vitória sobre Rolles Gracie, em 23 de maio de 2015, durante o KSW 31, foi uma das mais marcantes da carreira de Pudzianowski. O polonês derrotou o brasileiro em 27 segundos e, assim, alcançou o primeiro nocaute no MMA.

Treinos desde os 13 anos

Mariusz Pudzianowski tem 44 anos de idade e sempre foi fascinado por exercícios físicos. Seu primeiro treinador foi o próprio pai Wojciech Pudzianowski, que era levantador de peso.

Com incentivo da família, Mariusz começou a treinar musculação aos 13 anos, ainda na escola primária, já visando se tornar mais forte. Aos 16, o lutador participou de sua primeira competição de força, o Campeonato Polonês de Supino, e surpreendeu ao levantar 160 quilos. Desde então, ele já subiu no pódio mais desse torneio em mais de dez oportunidades.

Temporada na prisão

A primeira vitória como "Homem Mais Forte do Mundo" veio no "Strongman" em 1999 e, assim, Pudzianowski se tornou o primeiro polonês a levar o título ao país. Apesar disso, a carreira do lutador foi interrompida nos anos 2000 porque ele se envolveu em uma briga e foi condenado a dois anos e meio de prisão, mas recebeu a liberdade condicional após cumprir um ano e sete meses de pena.

Depois que deixou a prisão, Pudzianowski voltou a focar em sua carreira e, em 2008, se tornou o primeiro homem pentacampeão do título de "Homem Mais Forte do Mundo". Como conquistou tudo o que queria em relação à força, o polonês resolveu entrar no MMA e garantiu, também, uma carreira arrasadora.

Surra em gigante

Em sua última luta, Mariusz Pudzianowski precisou de apenas 18 segundos para nocautear Serigne Ousmane Dia, conhecido como "Bombardier". Com 1,98m de altura e com 148 quilos, Bombardier estava invicto no MMA, com duas vitórias, mas não foi páreo para o polonês.

O "Homem Mais Forte do Mundo" aplicou um potente direto de direita, que pegou em cheio no queixo do senegalês, já caindo praticamente nocauteado, o que forçou a interrupção do árbitro central.

Atualmente, Pudzianowski tem 142 quilos e 1,86m de altura. O bíceps do "Homem Mais Forte do Mundo" tem 56cm, o pescoço mede 54cm e a cintura 92cm. Além disso, o polonês tem 80cm de coxa e 148cm de tórax. Quem será o próximo a encarar?