Topo

NBA: Nets afasta Kyrie Irving por não tomar a vacina contra covid-19

Kyrie Irving conversa com companheiros de Brooklyn Nets  - Steven Ryan/Getty Images
Kyrie Irving conversa com companheiros de Brooklyn Nets Imagem: Steven Ryan/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/10/2021 12h55

Os Brooklyn Nets afasta Kyrie Irving de qualquer atividade com o time, como jogos e treinos até que seja elegível sob os protocolos sanitários, incluindo a vacinação contra a covid-19. O jogador é declaradamente antivacinas.

"Kyrie fez uma escolha pessoal e respeitamos seu direito individual de escolha. Atualmente, ela restringe sua capacidade de ser um membro em tempo integral da equipe e não permitiremos que nenhum membro de nosso time participe em tempo parcial. É imperativo que continuemos a construir a química como uma equipe e permaneçamos fiéis aos nossos valores de união e sacrifício há muito estabelecidos", disse o gerente geral dos Nets, Sean Marks, nesta terça-feira, 12.

O protocolo da vacina do novo coronavírus da cidade de Nova York exige que uma pessoa tenha prova de pelo menos uma dose para entrar em academias internas - incluindo o Barclays Center, a casa dos Nets.

Irving já fez diversas declarações públicas contra a vacinação. O jogador recentemente começou a seguir e curtir publicações que afirmam que "sociedades secretas" estão implantando vacinas em um plano para conectar os jogadores negros a um computador mestre.

Esta campanha de desinformação sobre o microchip da farmacêutica Moderna se espalhou entre grupos da NBA.

"Nossos objetivos para a temporada não mudaram e, para alcançá-los, cada membro de nossa equipe deve seguir na mesma direção. Estamos empolgados com o início da temporada e esperamos uma campanha de sucesso que fará com que o bairro de Brooklyn fique orgulhoso", completou Marks.

Por lei, os clubes são impedidos de revelar se o atleta foi vacinado, mas a declaração da equipe é um forte indício de que ele não cumpriu a exigência de vacinação de Nova York.