Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 cobre bandeira da Rússia após punição e é criticada: 'É estúpido'

Montagem no Twitter apagou a bandeira da Rússia ao fazer alusão ao GP disputado em Sochi - Reprodução/Twitter
Montagem no Twitter apagou a bandeira da Rússia ao fazer alusão ao GP disputado em Sochi Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/10/2021 10h58

O perfil oficial da Fórmula 1 no Twitter virou alvo de fãs da categoria após cobrir a bandeira da Rússia em uma montagem sobre Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull).

Ontem, a página publicou a diferença de pontos tirada pelos líderes do campeonato nas últimas sete corridas, identificando cada prova com a bandeira do país onde o evento ocorreu.

Ao fazer menção ao GP da Rússia, no entanto, a F1 censurou a bandeira do país e preencheu o espaço com uma pintura branca - a prova em Sochi aconteceu no fim do mês passado.

Isso se deu porque a Rússia foi, no final de 2019, banida de competições esportivas oficiais por conta de um escândalo de doping em uma série de atividades.

A medida proíbe o país, entre outras medidas, de "organizar ou sediar eventos esportivos oficiais" por quatro anos - o evento deste ano ocorreu por força de contrato e sem a exibição da bandeira russa na transmissão oficial.

Apesar da regra, alguns fãs não gostaram da iniciativa. "É estúpido proibir a bandeira russa. Vá a lugares no Oriente Médio, onde há muitos abusos dos direitos humanos. O que acontece nesses países do Oriente Médio é muito pior do que o uso de doping", disse um seguidor.

"Alguém pode me explicar por que eles não estão usando a bandeira da Rússia quando eles claramente não se incomodam quando aceitam o dinheiro russo?", questionou outro.

Houve também quem defendesse a iniciativa da Fórmula 1, ressaltando a gravidade do escândalo envolvendo o doping no país.

Ainda teve espaço para ironia. "Bandeira branca, há um carro lento na pista!", brincou outro fã, fazendo alusão ao fato de a cor branca significar, na Fórmula 1, que há retardatários à frente.

Fórmula 1