Topo

Surfista pega onda no meio de fenda na África do Sul: "Limite da estupidez"

Koa Smith se arrisca em onda no meio de caverna no mar da África do Sul - Reprodução/YouTube
Koa Smith se arrisca em onda no meio de caverna no mar da África do Sul Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/09/2021 04h00

Uma fenda esculpida pela energia das ondas na África do Sul foi o alucinante cenário de uma verdadeira aventura vivenciada por dois surfistas, os amigos Koa Smith e Sam Potter. A façanha veio à tona nos últimos dias em um vídeo no YouTube (veja abaixo a partir de 6min20) publicado na página de Koa e seus irmãos, The Smith Brothers, e chamou atenção pelo elevado grau de risco e adrenalina.

"Esse tipo de coisa é divertido", brinca Koa Smith, que é personagem da série "The Ultimate Surfer", um reality show que tem Kelly Slater como consultor e correspondente especial. "É possível, mas também é muito arriscado, e estamos longe para receber qualquer ajuda. É uma daquelas coisas que uma linha tênue separa de ser uma verdadeira estupidez", acrescentou.

No vídeo, gravado em Transkei, um local selvagem da África do Sul, Koa e Sam ultrapassam o arco na remada e em seguida ficam à espera das ondas para atravessar a "caverna" —que, na verdade, geologicamente é uma fenda. Até o momento de publicação desta matéria, já são mais de 105 mil visualizações no YouTube e comentários do tipo "insano" e "muito irado".

Surfista Koa Smith pega tubo na onda de Pipeline, no Havaí, em 2019, durante trial da etapa do Pipe Masters - Ed Sloane/WSL - Ed Sloane/WSL
Koa Smith pega tubo na onda de Pipeline, no Havaí, em 2019, durante trial da etapa do Pipe Masters
Imagem: Ed Sloane/WSL

Koa Smith é considerado um dos melhores e mais carismáticos surfistas da atualidade. Ele chegou a vencer campeonatos na adolescência e pintava como promissor surfista de competições —com boas apresentações em etapas do WQS (divisão de acesso) da Liga Mundial de Surfe (WSL), por exemplo. O havaiano de 25 anos, porém, escolheu outro caminho para seguir: o de free surfer, aquele surfista que viaja em busca das melhores ondas do planeta.

As grandes performances em Pipeline, Jaws e Teahupoo, três das melhores e mais perigosas ondas do mundo, fizeram de Koa um dos surfistas mais respeitados no mundo. O status do havaiano ainda atingiu outro patamar depois que ele surfou em 2019, na Namíbia, o que até hoje é considerada uma das melhores, senão a melhor, onda já filmada na história: oito tubos e quase dois minutos de pura adrenalina (veja o vídeo abaixo).

Fora do surfe, Koa Smith já venceu um concurso de modelo da Ford, em 2015, e teve seu rosto estampado na campanha do renomado estilista Alexander Wang. Junto dos irmãos Travis e Alex, ele ainda administra diversas lojas de café e alimentos saudáveis no Havaí, na Califórnia e no Japão, chamada Sunrise Shacks.

"Embora a positividade e a personalidade carismática de Koa tenham-no tornado uma estrela no mundo do surfe, é ainda a sua habilidade em cima da prancha que sustenta todo seu sucesso", diz a biografia de Koa no site da Liga Mundial de Surfe (WSL).