Topo

Gustavo De Conti é o novo técnico da seleção brasileira de basquete

Gustavo de Conti, novo técnico da seleção brasileira de basquete - CBB
Gustavo de Conti, novo técnico da seleção brasileira de basquete Imagem: CBB

Do UOL, em São Paulo

20/09/2021 10h17

Gustavo De Conti foi anunciado hoje (20) como novo técnico da seleção masculina brasileira de basquete. Desde 2008 o time não tinha um brasileiro como comandante.

Conti, que acumulará a função de treinador da seleção e da equipe de basquete do Flamengo, chega para substituir o croata Aleksandar Petrovic, técnico do Brasil nos últimos quatro anos. Os outros estrangeiros que comandaram a equipe foram o espanhol Moncho Monsalves e o argentino Ruben Magnano.

O principal objetivo de De Conti será comandar o Brasil no novo ciclo olímpico e garantir a classificação para as Olimpíadas de Paris-2024. A seleção ficou fora dos Jogos de Tóquio-2020 após perder a classificação para a Alemanha.

Atuando como treinador desde 1997, Gustavo de Conti tem um currículo vencedor: é tricampeão nacional pelo Paulistano e pelo Flamengo; campeão da última Champions League Américas pelo Rubro-Negro, além de campeão paulista em 2017 pelo Paulistano, bicampeão da Copa Super 8 e tricampeão carioca com o Flamengo. De Conti ainda foi eleito o melhor técnico do país nos anos de 2014, 2017, 2018 e 2021.

"Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas", afirmou ele.

O primeiro compromisso do novo treinador será em novembro, pela abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. O Brasil faz dois jogos contra o Chile, nos dias 26 e 27 de novembro, com horários e local ainda a serem definidos