Topo

Quem é Anna Lewandowska, responsável pela dieta que mantém Lewa no topo

Anna Lewandowska ao lado do marido Robert Lewandowski - Reprodução/Instagram @ annalewandowskahpba
Anna Lewandowska ao lado do marido Robert Lewandowski Imagem: Reprodução/Instagram @ annalewandowskahpba

Ana Flávia Oliveira

Do UOL, em São Paulo

10/09/2021 04h00

Não basta ser esposa, tem que participar. E Anna Lewandowska parece levar a sério esse famoso ditado popular. Faixa preta no caratê e especialista fitness, com formação em educação física e em nutrição, a polonesa de 33 anos é a principal responsável pela dieta que ajuda o atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, a se manter no topo.

Foi ela quem, por exemplo, incluiu peixe fresco e suco de beterraba na dieta do atleta, que foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo em 2020. Ela também retirou do cardápio da família alimentos à base de lactose e farinha de trigo.

"Abstemo-nos de lactose e farinha de trigo. Isso é sobre qualidade dos alimentos. [Preferimos] panquecas, brownies [feitos apenas de cacau], espaguete de vegetais, mingaus ou painço. Também gostamos de comer peixes de boa qualidade. Às vezes, após o treino, bebemos suco de beterraba com canela ou pimenta caiena", explicou Anna em entrevista ao jornal alemão Bild, em 2019.

"Quando misturamos muitos alimentos ao mesmo tempo, às vezes, não estamos fazendo a coisa certa. Nos sentimos inchados, temos que afrouxar as calças. A mistura é demais para o nosso corpo."

Segundo o tabloide inglês The Sun, a dieta criada por Anna especialmente para o marido inclui mingau no café da manhã, espaguete de vegetais com especiarias frescas e suco de beterraba no almoço, panquecas ou brownies e chá matcha (feito das folhas novas do chá verde) no lanche da tarde, e carnes ou peixes frescos no jantar.

Mas engana-se quem pensa que cuidar da dieta do marido é a única atribuição de Anna. Especialista fitness e nutróloga, ela lançou em 2010 um site no qual dá dicas a quem busca por uma vida mais saudável. Ela também é dona, desde 2016, da sua própria marca de alimentos: a Foods by Ann (comidas da Ann, em tradução livre), que vende itens como barras energéticas e suplementos alimentares.

Além disso, criou um aplicativo para celular com planos de exercícios físicos, é autora de quatro livros com conselhos sobre dietas e atividades físicas, sendo dois deles focados em gravidez e maternidade, e promove seus DVDs, com planos de atividades físicas —dois deles que usam o caratê como base.

Anna Lewandowska conquistou diversas medalhas no caratê - Divulgação - Divulgação
Anna Lewandowska conquistou diversas medalhas no caratê
Imagem: Divulgação

A arte marcial, aliás, é parte importante da vida de Anna, que começou a treinar aos 10 anos e já representou a Polônia em diversas competições internacionais. Como carateca, ela conquistou 38 medalhas ao longo da carreira, incluindo três no Campeonato Mundial Sênior e seis no Campeonato Europeu em diferentes categorias de idade.

Ela se afastou das competições em 2017, após dar à luz à primeira filha do casal, Klara. Anna também é mãe de Laura, que nasceu no ano passado.

"Nada acontece sem motivo - desisti de representar o nosso país por outras prioridades. Às vezes, parece-nos que, se desistirmos de parte de nossa vida, atividades, estudos ou hobbies, perdemos algo. Sim, mas só assim ganhamos tempo e espaço para algo novo que nos inspirou a agir", escreveu ela em seu site, em 2018, sobre o fato de ter desistido de representar a Polônia.

Presidente das Olimpíadas Especiais da Polônia, que organiza treinos e competições desportivas para pessoas com deficiência intelectual, Anna ainda assina uma coleção de roupas esportivas e de cosméticos naturais. Ufa! Haja fôlego.

Ela divide todas as frentes de atuação e a rotina de treinos, muitas vezes ao lado do marido e das filhas pequenas, com seus 3,4 milhões de seguidores no Instagram, provando que é muito mais que musa fitness e esposa de Robert Lewandowski.