Topo

Isaquias Queiroz relembra início díficil até o ouro: 'Dei um pulo de fé'

Isaquias Queiroz foi campeão olímpico da canoagem - Daniel Ramalho/COB
Isaquias Queiroz foi campeão olímpico da canoagem Imagem: Daniel Ramalho/COB

Do UOL, em São Paulo

03/09/2021 11h51

Isaquias Queiroz relembrou o caminho difícil que teve de percorrer até a medalha de ouro em Tóquio. O canoísta declarou que teve de dar "pulo de fé" para conseguir dar os primeiros passos na carreira e que a conquista olímpica veio para coroar a trajetória.

"Em 2009, quando fui para a Seleção, tive que dar um pulo de fé. Tive que sair de casa sem nada e foram anos muito difíceis. Não tinha reconhecimento, ninguém sabia quem eu era. Larguei família, amigos, meu estado, que eu gosto muito, para sair 'pingando' de cidade em cidade. Isso me ajudou a querer evoluir cada dia mais", declarou Isaquias em entrevista a 'Quem'.

Hoje, o atleta enxerga esse começo como aprendizado e diz grato pelo que conquistou até aqui: "Como já tinha abandonado várias coisas, fiz questão de morar junto com Laina e Sebastian [a noiva e o filho] quando eles chegaram na minha vida. Agora, graças a Deus, tenho uma condição financeira melhor".

O medalhista fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil na canoagem. Isaquias já tinha tido um bom desempenho nos Jogos do Rio em 2016, mas sentiu que ficou com "uma questão mal resolvida" na epóca. Em Tóquio, o atleta se superou e dedicou a conquista à família e aquelas que perderam pessoas pela covid-19.

"Foi uma oportunidade de mandar o recado para todo mundo ser forte nesta pandemia. Deu para perceber nessa Olimpíada que todo brasileiro estava incentivando e apoiando mesmo quem não ganhou medalha. Não tinha coisa melhor do que oferecer para todo mundo essa medalha", finalizou ele.