Topo

Suíça surpreende e derrota Brasil na estreia do Mundial de Beach Soccer

Lucão e Mauricinho comemorando gol no Mundial de futebol de areia - Octavio Passos - FIFA/FIFA via Getty Images
Lucão e Mauricinho comemorando gol no Mundial de futebol de areia Imagem: Octavio Passos - FIFA/FIFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

20/08/2021 16h03

O Brasil estreou hoje com derrota contra a Suíça no Mundial de Beach Soccer, que acontece em Moscou, na Rússia, após uma partida muito movimentada e inspirada de Zé Lucas, que teve uma estreia em Copa do Mundo de gala, marcando um hat-trick.

Essa é a 11° edição do Mundial e o Brasil, que está no Grupo C junto de Suíça, Belarus e El Salvador, já venceu a competição por cinco vezes e vai em busca do hexacampeonato em 2021.

Vale lembrar que não existe empate no futebol de areia e a partida acontece em três períodos de 12 minutos. Uma vitória no tempo normal vale três pontos, nos pênaltis ou prorrogação, a vitória vale dois pontos.

O Brasil enfrentou muitas dificuldades no primeiro período, mas finalizou mais e teve mais posse de bola que a Suíça. Edson Hulk abriu o placar para o Brasil em ótima jogada individual de força. A Suíça, por sua vez, empatou na sequência na saída de jogo com Philipp Borer. Faltando cerca de quatro minutos para o final, Lucão fez belo gol em cobrança de falta e recolocou o Brasil na liderança do jogo, após um primeiro tempo movimentado.

No começo do segundo período, Dejan Stankovic empatou a partida em 2 a 2, após ótima cobrança de falta usando o 'morrinho artilheiro' e encobrindo o goleiro Mão. O jogo ficou mais movimentado e as duas seleções desperdiçaram ótimas oportunidades, obrigando os goleiros a fazerem ótimas defesas. O Brasil criou mais chances e, depois de cobrança de escanteio, Zé Lucas fez o terceiro gol brasileiro.

Zé Lucas, logo na saída do terceiro período, fez o quarto gol do Brasil e o segundo dele no jogo depois de ótima finalização. Philipp Borer, de falta, fez mais um gol e deixou o placar em 4 a 3 para o Brasil, mas a Suíça não contava com a genialidade de Zé Lucas, que fez o terceiro gol dele no jogo de bicicleta após ótimo contra-ataque brasileiro.

Mesmo depois de um começo de terceiro período insano, com o Brasil vencendo por 5 a 3 a Suíça, o Brasil se soltou, dominou a partida e criou mais oportunidades de gol, sendo mais sólido na defesa e veloz no contra-ataque. Ainda assim, perto do final do jogo, a Suíça fez seu quarto gol na partida com Ott, da única maneira que conseguia incomodar o Brasil: a bola parada.

Faltando 45 segundos para o final, a Suíça empatou o jogo em 5 a 5 após um contra-ataque, forçando a prorrogação, que foi mais tensa do que bem jogada e terminou sem gols, levando a partida para os pênaltis.

O Brasil foi derrotado nas penalidades depois de Lucão, Zé Lucas e Edson Hulk acertarem. Antônio e Rodrigo erraram e o goleiro brasileiro Rafa Padilha defendeu uma cobrança da Suíça.

Os gols brasileiros foram marcados no tempo normal por: Zé Lucas (3), Lucão e Edson Hulk e, vale lembrar que, o Brasil foi tetracampeão do mundo de maneira consecutiva entre 2006 e 2009 e venceu sua quinta e última Copa do Mundo de Beach Soccer em 2017, começando a caminhada pelo hexacampeonato com derrota hoje.

O próximo jogo do Brasil é no domingo às 13h (Brasília) contra El Salvador e a seleção finaliza a participação na fase de grupos na terça-feira, dia 24, às 14h30 (Brasília) contra Belarus.