Topo

Mateus Herdy surpreende Italo Ferreira e elimina medalhista nas quartas

Ítalo Ferreira durante prova do México do circuito mundial de surfe - Tony Heff/World Surf League via Getty Images
Ítalo Ferreira durante prova do México do circuito mundial de surfe Imagem: Tony Heff/World Surf League via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

12/08/2021 21h29

Italo Ferreira, que conquistou recentemente a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, está no México competindo em mais uma etapa do circuito mundial de surfe e, nas quartas de final, enfrentou o também brasileiro Mateus Herdy, que foi convidado para o evento e surpreendeu, derrotando Italo Ferreira e se classificando às semifinais.

Tanto Italo Ferreira quanto Mateus Herdy mostraram um surfe muito agressivo logo de cara, aproveitando as primeiras ondas e somando boas notas nos primeiros minutos da bateria. Italo com um 6.83 e Mateus com um 6.50.

O atual campeão olímpico e mundial mostrou um repertório de manobras variado e evitou dar aéreos, sua especialidade, durante a bateria, focando nas manobras fortes como cutbacks, rasgadas e batidas, aproveitando todo o cumprimento das ondas e, logo na segunda onda, fez uma ótima nota, tirando um 8.83 e totalizando 15.43.

Herdy não se intimidou de enfrentar Italo Ferreira e deu respostas imediatas durante toda a bateria, carregando nos aéreos, mas sem aproveitar o comprimento das ondas, ficando sempre atrás de Italo na pontuação.

Os surfistas adotaram estratégias diferentes para a bateria, com Italo apostando em um surfe mais pesado e agressivo, enquanto Herdy trabalhava mais os aéreos, mas sem fazer ondas com manobas conectadas e sequenciais.

A bateria entre os brasileiros foi muito pegada e apertada, mas com Italo aproveitando bem o tempo e conduzindo o ritmo do surfe, mantendo Mateus Herdy atrás das notas na maior parte do tempo.

Mesmo assim, faltando menos de cinco minutos, Herdy fez uma onda espetacular com aéreos, batidas intensas, rasgadas e uma ótima finalização, tirando um 9.27, virando a bateria e totalizando 16.54

Italo, com menos de dois minutos no relógio e precisando de um 8, não conseguiu uma boa onda e foi eliminado pelo novato Mateus Herdy, mesmo tendo um 15.43, que é um bom somatório.

Os dois brasileiros fecharam o dia de competições na etapa, que teve o líder do ranking mundial, Gabriel Medina, eliminado pelo também brasileiro, Deivid Silva, e protagonizaram uma bateria muito intensa e emocionante até o final.

Mateus Herdy vai enfrentar nas semifinais o australiano Jack Robinson, que eliminou o português Frederico Morais nas quartas de final.