Topo

Ilona Maher, a jogadora de rugby que conquistou o TikTok

Ilona Maher, da seleção de rugby dos Estados Unidos
Ilona Maher, da seleção de rugby dos Estados Unidos
Hagen Hopkins/Getty Images

Colaboração para o UOL, São Paulo

29/07/2021 16h28

Se você está acompanhando os Jogos Olímpicos pelas redes sociais, já sabe que o TikTok virou a plataforma queridinha dos atletas. E, mesmo que não use o aplicativo, você provavelmente já viu alguns vídeos rodando pela internet - como os de Rayssa Leal, vice-campeã do street feminino.

Continua depois da publicidade

Mas quem realmente está chamando a atenção diária no aplicativo é a norte-americana Ilona Maher, pilar da seleção feminina de rugby dos Estados Unidos.

Com diversos vídeos que já ultrapassam um milhão de visualizações no aplicativo, a atleta de 24 anos - que já tem três títulos universitários nacionais e seis participações no Mundial de Sevens - usa a plataforma para contar sobre a rotina dos atletas em forma de piadas e 'trends' do aplicativo.

Em um de seus virais, ela e as colegas de time aparecem testando as famosas camas de papelão, feitas para evitar relações sexuais, em situações hipotéticas. Simulando os movimentos de um nocaute, exercícios de yoga e massagem cardíaca, o vídeo tem mais de 6 milhões de visualizações.

Continua depois da publicidade

A atleta, que cria conteúdo humorístico com base em sua rotina profissional mesmo antes dos Jogos Olímpicos, já tem mais de 400 mil seguidores no aplicativo.

A atleta e influenciadora também tira um tempo do dia para responder seus seguidores; Maher mostra que é gente como a gente ao fazer TikTok sobre a beleza dos atletas da Vila.

Além de piadas, vídeos sobre fofocas e a beleza dos atletas que 'parecem semideuses' - segundo a própria -, Maher também usa sua plataforma para falar sobre o esporte e mostrar a rotina dos treinos durante os Jogos.

Os vídeos de Ilona são os mais famosos da hashtag #olympictiktok, referente aos conteúdos produzidos pelos atletas. Na categoria "Olimpíadas", também é possível encontrar outros atletas que postam regularmente - como o brasileiro Douglas Souza, do vôlei, e a nadadora australiana Melissa Wu.

Continua depois da publicidade

O uso diário do TikTok, algo novo para a criação de conteúdo dos Jogos Olímpicos, pelos atletas está sendo relevante para aproximar o público da Vila Olímpica. Em tempos onde não é possível ter torcida, tais conteúdos suprem a falta de contato entre times e fãs.