Topo

Atletas negras gêmeas denunciam racismo em shopping: 'Segurança nos seguia'

Nicoli e Natali Cruz, atletas de salto ornamental - Reprodução/Instagram
Nicoli e Natali Cruz, atletas de salto ornamental Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/07/2021 16h04

As irmãs gêmeas negras Nicoli e Natali Cruz, atletas de salto ornamental, registraram um boletim de ocorrência ontem na 16ª DP após serem vítimas de racismo no Shopping Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo uma publicação no Instagram da dupla, Nicoli e Natali esperavam a mãe realizar um procedimento em uma agência bancária e aproveitaram para caminhar pelo shopping quando desconfiaram que uma segurança estava seguindo-as.

As jovens tiraram uma foto e foram para um espaço mais reservado do shopping. Ainda assim, a segurança continuou atrás delas, segundo a declaração na rede social. "Onde íamos ela ia atrás, estava sempre por perto nos olhando. Mudamos de lugar algumas vezes para não ficar onde tinha muita gente e ela sempre ia atrás", escreveu Natali.

Nicoli foi até o banco perguntar se o atendimento da mãe iria demorar, foi quando as gêmeas tiveram certeza de que estavam, de fato, passando pela discriminação. A segurança do shopping perguntou ao do banco se as jovens estavam "incomodando".

"Soubemos disso porque a funcionária falou apontando na direção dela (Nicoli), e logo em seguida, fomos ao segurança perguntar se ela tinha perguntado algo sobre nós e ele confirmou", descreve uma das atletas.

A gente fica triste com as notícias de pessoas desconhecidas mas quando acontece com a gente é FODA. Esse tipo de coisa não pode mais passar batido. Precisamos agir sempre que tiver algo do tipo pra que outras pessoas não passem pela mesma situação. CHEGA!"

Nicoli e Natali registraram uma reclamação junto ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do shopping. O chefe da segurança disse que ficou surpreso com a atitude da funcionária, visto que "maioria dos funcionários da segurança eram negros".

Nicoli e Natali Cruz tiraram foto quando começaram a ser seguidas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nicoli e Natali Cruz tiraram foto quando começaram a ser seguidas
Imagem: Reprodução/Instagram

Posicionamento do Shopping Tijuca e da Polícia Civil

Ao UOL, a assessoria de imprensa do estabelecimento comercial disse que repudia qualquer ato de discriminação e que considera inadmissível e inaceitável qualquer ato de preconceito. A segurança, que segundo ao shopping é contratado por uma empresa terceirizada, foi afastado do cargo.

"O Shopping Tijuca seguirá reforçando, com funcionários e empresas terceirizadas prestadoras de serviços, o cumprimento dos nossos valores por meio de treinamentos, mantendo assim um ambiente inclusivo e igualitário", diz a nota.

Já a Polícia Civil informou à reportagem que as investigações estão em andamento para esclarecer o fato.