Topo

Casagrande critica racismo em transmissão da Série B: 'Não pensam na dor'

Casagrande criticou falas racistas de jornalistas em transmissão da Rádio Bandeirantes Goiânia - Reprodução/TV Globo
Casagrande criticou falas racistas de jornalistas em transmissão da Rádio Bandeirantes Goiânia Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

19/07/2021 17h52

O comentarista Walter Casagrande Jr., da Rede Globo, condenou as falas racistas do narrador Romes Xavier e o comentarista Vinícius Silva contra o meia Celsinho durante a transmissão da partida entre Londrina e Goiás, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na Rádio Bandeirantes Goiânia. O ex-jogador falou sobre o assunto em uma publicação em seu blog no GE.com.

No texto, Casão alertou para o racismo estrutural no Brasil e disse estar "surpreso e assustado" com casos de ofensas racistas em narrações esportivas.

"As pessoas fazem ataques e ofensas racistas e algumas pessoas não percebem a gravidade da fala. Eles não pensam na dor que estão causando, mas quando chovem críticas nas redes sociais, aí vão se desculpar", escreveu.

"Em uma transmissão de um jogo de futebol, em uma rádio importante nacionalmente, que com certeza tem muita audiência, é criminoso ter falas agressivas", acrescentou.

Casagrande destacou ainda que não foi a primeira vez que jogadores negros são alvos de racismo em transmissões. Em julho do ano passado, o atacante Marinho, do Santos, foi alvo de ofensa racista do comentarista Fabio Benedetti na rádio Energia 97.

No último sábado, aos 22 minutos do primeiro tempo de Londrina x Goiás, pouco depois de Celsinho ter recebido uma pancada no tornozelo esquerdo e ficado caído no gramado, o narrador Romes Xavier disse que o atleta teve dificuldades para se levantar porque seu cabelo devia "pesar demais". Na sequência, o comentarista Vinícius Silva afirmou que o cabelo do atleta parecia "mais uma bandeira de feijão" do que um "verdadeiro cabelo". "Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito".

Assim que começaram a circular vídeos mostrando as falas racistas, o assunto viralizou nas redes sociais. Por meio de seus perfis oficiais, o Londrina repudiou a atitude dos dois profissionais da Rádio Bandeirantes Goiânia.

Após a repercussão negativa, narrador e comentarista vieram a público para se retratar. Os dois foram afastados de suas funções na rádio.

Cultura e estética

O penteado black power é um símbolo de identidade sobretudo em culturas africanas. Durante a época de comércio transatlântico de escravos, mercadores faziam questão de raspar os cabelos de negros escravizados como forma de eliminar suas raízes.

A partir da década de 1960, principalmente nos Estados Unidos, mas também em outras partes do Ocidente, como no Brasil, o estilo de cabelo tornou-se uma expressão de resistência e de reafirmação da identidade, da liberdade e do orgulho de ser negro.

Vale lembrar que o Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano.