Topo

Mulher acusa Roberto Carlos de atrasar pensão novamente; ex-lateral nega

Ex-lateral Roberto Carlos hoje mora em Madri e atua como embaixador do Real - Reuters
Ex-lateral Roberto Carlos hoje mora em Madri e atua como embaixador do Real Imagem: Reuters

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/07/2021 04h00

Roberto Carlos, ex-lateral do Real Madrid e da seleção brasileira, é acusado de atrasar o pagamento de pensão de dois filhos frutos de relação com Barbara Thurler. Em 2017, ela entrou com processo judicial de abandono material alegando atrasos nas verbas de natureza alimentar, que foram quitadas por Roberto Carlos posteriormente.

Ao UOL Esporte, Barbara acusa o ex-jogador de novamente atrasar as pensões no valor de R$ 10 mil (R$ 5 mil para cada filho) e segue nos Tribunais contra ele. À reportagem, o advogado de Roberto Carlos, Fernando Pittner, informou que as pensões estão sendo quitadas normalmente, desde 2017, e que alguns pagamentos levam alguns dias a mais para serem concretizados pelo fato de o ex-jogador morar na Europa.

Em 2017, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deu ordem de prisão ao ex-lateral por dívida em pensão alimentícia em processo movido por Barbara. Roberto Carlos regularizou as pendências com a mãe de seus filhos, e assim evitou a ordem de prisão.

Advogado contratado por Barbara, Rodrigo Jorge afirmou ao UOL Esporte que Roberto Carlos não vem sendo localizado em seus endereços listados. O advogado alega que o valor dos alimentos fixados não é quitado em dia e que, anos atrás, após longo período de inadimplência alimentar, o débito somente foi quitado por Roberto Carlos depois de decretada sua prisão.

"É a Justiça cuidando dos pais que não cuidam dos seus filhos. Como já foi afirmado em importante julgamento, amor não se impõe, mas responsabilidades, sim", destaca Jorge.

Mandado de intimação

Em abril deste ano, o Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou que Barbara informasse, caso soubesse, o endereço atual de Roberto Carlos (veja mais abaixo).

"Eu fiz uma representação criminal contra ele em 2017, e fui com a mãe das crianças no MP, ela prestou os esclarecimentos. Em 2017 mesmo ele foi denunciado. Ninguém nunca tomou conhecimento disso, porque ele ainda não foi localizado para responder à ação penal. Só agora que a Barbara foi notificada para informar novo endereço dele, porque ele já foi caçado em alguns endereços aqui em São Paulo e não foi achado", esclarece Rodrigo Jorge.

Fernando Pittner, advogado que defende Roberto Carlos, diz que o ex-jogador jamais foi informado sobre a citação apontada pela acusação.

"O Roberto nunca teve ciência dessa ação penal, nunca chegou uma citação, e o que está havendo é uma tentativa de intimação do Roberto para que ele tome ciência dos fatos e apresente a defesa. O que chegou para a genitora foi: o juiz pediu para citá-la para que ela informe o endereço do Roberto", diz.

"O Roberto Carlos é uma pessoa conhecida mundialmente, não está se escondendo de ninguém. Ele mora em Madri faz tempo, que seja citado por uma carta rogatória, pelo procedimento adequado. Se você quiser achar ele, é só ir em Madri", acrescenta Fernando.

O processo corre em segredo de justiça na 2ª Vara de Itaperuna, no Rio de Janeiro, onde Barbara mora com os dois filhos.

Trecho de intimação a Barbara Thuler, mãe de dois filhos de Roberto Carlos, para ajudar a localizar ex-lateral - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O que mais diz a defesa de Roberto Carlos

Nós fomos surpreendidos com uma veiculação de uma notícia num canal de YouTube [Na Lata com Antonia Fontenelle] de que o Roberto tinha sido condenado numa ação de abandono material. Até então a gente não tinha notícia nem do processo, imagina de uma condenação. No mesmo momento, fiz contato com o Fórum de Itaperuna e fiquei sabendo que, sim, há uma ação penal já instaurada, e que ela se refere a pensões atrasadas em 2016. Foi feita uma denúncia do Ministério Público e a ação começou a partir de 2017.

O meio adequado de um juiz citá-lo é através de uma carta rogatória no endereço dele. Não existe nada em atraso, isso ocorreu em 2016. O que acontece é um problema que a gente acaba tendo de câmbio, porque o Roberto recebe em Madri e envia esse dinheiro para cá. Acaba tendo esse contratempo de quatro ou cinco dias no atraso da pensão, mas vem sendo pago religiosamente desde então, nunca aconteceu nenhum tipo de atraso nos pagamentos.

Carta rogatória é uma forma de comunicação entre os sistemas judiciários de países diferentes, com objetivo de obter colaboração para prática de atos processuais.

Abandono afetivo

Em contato com o UOL Esporte, Barbara Thurler disse que Roberto Carlos não vê os filhos, de 10 e 6 anos, há muito tempo. Sua defesa, inclusive, também prepara uma ação por abandono afetivo.

"Ele não vê meus filhos há seis anos. E nem fala com eles", afirma Barbara Thurler. "Inclusive ele proíbe os avós paternos de ver meus filhos. Eles não os conhecem", acrescenta.

"Com o decorrer de todos esses anos, as coisas só complicam. Tento resolver as coisas pacificamente, mas é tudo muito difícil. Ele é uma pessoa extremamente difícil. Estou sendo muito prejudicada com os meus filhos", lamenta Barbara.

"Eu tentei não tornar isso público, mas ele não está ajudando", completa.

Saindo de férias

Segundo postagem da última quarta-feira (14) no Instagram, Roberto Carlos saiu de férias com a atual mulher e duas de suas filhas. "Deus acima de todas as coisas, família, férias, filhas", postou o ex-lateral, que hoje atua como embaixador do Real Madrid.

Atualmente, Roberto Carlos mora em Madri com sua atual esposa e com os dois filhos do casal.