Topo

Leandrinho volta às quadras e brilha em 'showball' de basquete americano

Leandrinho assinou com a BIG3, espécie de "showball" do basquete americano - Dylan Buell/Getty Images for BIG3
Leandrinho assinou com a BIG3, espécie de 'showball' do basquete americano
Imagem: Dylan Buell/Getty Images for BIG3

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/07/2021 04h00

Atual assistente de desenvolvimento de jogadores de Steve Kerr no Golden State Warriors, Leandro Barbosa sempre chamou atenção por se mostrar em forma durante treinamentos da equipe. O brasileiro, no entanto, levou a vontade de "bater uma bolinha" a outro patamar. Ele saiu da aposentadoria e voltou às quadras. Mas não na NBA.

Leandrinho é uma das principais estrelas do BIG3, uma espécie de "showball" do basquete norte-americano. O rapper Ice Cube é criador e presidente da liga e tem trazido nomes de peso para a modalidade, que consiste em um 3 x 3 em meia quadra. Craques como Allen Iverson, Chauncey Billups, Jermaine O'Neal e Kenyon Martin são alguns que já passaram pela organização.

Por causa da pandemia de covid, o BIG3 estava suspenso desde 2019, mas com o avanço no combate à pandemia nos Estados Unidos, a Liga voltou a abrir as portas —não houve a edição de 2020. Após uma temporada, os atletas de Ice Cub estão de volta às quadras. O atual campeão é o Triplests, de Joe Johnson, eleito sete vezes para o All-Star da NBA.

Para a atual temporada, Leandrinho lidera entre os mais famosos. Outros nomes bem conhecidos também estão presentes. Nick "Swaggy P" Young, atualmente com 36 anos, foi draftado como primeira opção pelo Washington Wizards em 2007.

Uma novidade interessante para esta temporada é que os playoffs serão disputados inteiramente nas Bahamas em um luxuoso resort. Uma motivação a mais para fazer bonito nas quadras e conseguir a vaga na fase final.

Os jogos começaram no sábado (10) e o Ball Hogs, de Leandrinho, venceu com tranquilidade o Company 41. O brasileiro teve grande desempenho e mostrou que ainda teria muita lenha para queimar. Ele, inclusive, foi candidato ao prêmio de melhor jogador da primeira semana, mas ficou na terceira posição.

Recentemente, Leandrinho disse, em entrevista ao podcast Locked on Warriors, que esteve perto de jogar pelos Warriors em 2021, quando o time enfrentou uma série de lesões e Kerr cogitou seu aproveitamento, o que não ocorreu.

Leandrinho tem postado sua rotina nas redes sociais, mostrando que tem levado e muito a sério o novo desafio. No dia seguinte à estreia, ele até mesmo fez questão de ir à academia e fazer um regenerativo.

Melhor reserva da NBA em 2006-07 pelo Phoenix Suns, Barbosa acumulou 850 jogos na NBA, com passagens por Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics, além dos Warriors. O brasileiro finalizou a carreira com médias de 10.6 pontos, 2.1 assistências, 2.0 rebotes, com um aproveitamento de 38.7% nos arremessos de três, em cerca de 21 minutos por partida.