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Confira dez coisas que você precisa saber sobre os novos carros da F1

Novos carros da Fórmula 1 - Divulgação
Novos carros da Fórmula 1 Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2021 12h06

A Fórmula 1 lançou, hoje, o novo carro para a temporada de 2022 da categoria. O carro incorpora as normas do novo regulamento técnico, que passa a valer a partir do ano que vem. A ideia da Fórmula 1 é aumentar a competitividade e as ultrapassagens nas corridas.

Confira abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre a novidade que está por vir campeonato automobilístico:

1. Foi projetado especificamente para promover melhores corridas

A intenção principal do regulamento de 2022 é permitir uma maior competitividade entre os pilotos. Logo, uma das mudanças é a parte estética, que foi projetada para promover melhores corridas.

2. O carro contará com winglets sobre as rodas pela primeira vez - e as tampas das rodas estão de volta

Duas das características marcantes do carro 2022 são os winglets sobre as rodas e o retorno das tampas das rodas, o recurso foi visto pela última vez na Fórmula 1 em 2009. Estas inclusões servem para ajudar no envio de fluxo de ar pelas rodas, o que amenta a força descendente e contribui para a parte de aerodinâmica.

3. O carro terá rodas de 18 "com pneus de baixo perfil pela primeira vez

Os novos compostos e construções Pirelli para essas rodas de 18 "foram projetados com o objetivo de reduzir a quantidade de sobreaquecimento dos pneus quando eles deslizam - um aspecto principal que deve ajudar nas corridas mais próximas.

4. O conceito de asa dianteira e nariz foram completamente repensados

Embora as asas dianteiras tenham se tornado progressivamente mais simples nas últimas temporadas, o carro de F1 de 2022 apresentará uma forma de asa dianteira totalmente nova.

5. Um recurso aerodinâmico dos anos 70 está de volta

Uma das mudanças fundamentais e necessárias para garantir uma corrida mais próxima seria colocar a ênfase aerodinâmica no efeito solo para criar força descendente.

O efeito solo ganhou destaque na F1 no final dos anos 1970, com carros efetivamente projetados na forma de asas de avião de cabeça para baixo, criando enormes quantidades de força descendente conforme eram empurrados para a pista.

6. A asa traseira apresenta novas 'pontas roladas'

Enquanto as asas traseiras dos carros atuais direcionam o fluxo de ar para cima, elas também são projetadas para enviar o fluxo para fora, deixando o "ar sujo" ali para o carro seguinte passar.

Em contraste, a forma e a posição da asa traseira do carro 2022 cria um fluxo de ar rotacional que coleta a esteira da roda traseira e a rola para o fluxo que sai do difusor - formando uma esteira invisível em forma de "cogumelo".

7. Ele usará a mesma unidade de energia de 2021

A unidade de potência será a mesma da atual temporada. Haverá, no entanto, mais alguns componentes padrão no sistema de combustível, bem como alguns sensores adicionais para permitir que a FIA monitore melhor as unidades de potência.

A grande mudança é, na verdade, o que estará ocorrendo nesses motores de 1,6 litros.

8. Os carros funcionarão com combustível mais sustentável

Os regulamentos atuais consideram os carros movidos a combustível contendo 5,75% de bio-componentes.

E enquanto a F1 ainda está trabalhando duro para introduzir combustível totalmente sustentável em um futuro próximo, 2022 verá a proporção de bio-componentes aumentar para 10%. Isso será alcançado através de uma mudança para 'combustível E10' - 'E' significa etanol, enquanto '10' se refere à sua porcentagem na mistura.

9. A segurança está no design

É quase desnecessário dizer que uma nova geração de carros de Fórmula 1 vem com a oportunidade de tornar o esporte ainda mais seguro - e esse é certamente o caso do carro de 2022.

O chassi agora precisa absorver 48% e 15% a mais de energia, respectivamente, nos testes de impacto dianteiro e traseiro, bem como maiores forças nos testes de 'compressão' estáticos necessários para homologar o chassi e certificar sua resistência.

10. O carro de 2022 passou por mais de 7.500 simulações para chegar a este ponto

A equipe de Motorsports da F1 executou cerca de 7.500 simulações, criando cerca de meio petabyte de dados. Isso é o equivalente a um terço dos 10 bilhões de fotos no Facebook, ou 10 milhões de arquivos de quatro gavetas cheios de documentos de texto.

As principais mudanças no carro

  • Asa traseira menor
  • Novo design de nariz e asa dianteira
  • Roda de 18 polegadas
  • Volta das calotas nas rodas
  • Aumento da porcentagem de biocomponentes no combustível
  • Chassis que absorvem mais energia no momento das batidas

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