Topo

Onda no Espírito Santo gera debate: é o melhor tubo registrado no Brasil?

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

05/07/2021 04h00

Imagine um tubo profundo, escuro e alucinante. Talvez essa descrição te leve a pensar em uma onda estrangeira, como Teahupo'o, no Taiti. Mas nada disso. Dessa vez, o incrível registro aconteceu mesmo no Brasil, na Laje da Avalanche, em Vila Velha, no Espírito Santo.

O responsável pelo 'tubaço' surfado no último 27 de junho — e que ainda repercute no mundo do surfe — é o freesurfer carioca Daniel Rangel, de 37 anos, que fez a bomba registrada por Henrique Pinguim parecer até fácil de ser dominada (veja no vídeo acima).

Além da onda grande e pesada, o que também chamou atenção foi a técnica aplicada por Daniel, que conseguiu traçar uma linha perfeita até conseguir sair do tubo.

Onda surfada por Daniel Rangel na Laje da Avalanche, no ES - Reprodução/Instagram/@foamball_unicorn - Reprodução/Instagram/@foamball_unicorn
Imagem: Reprodução/Instagram/@foamball_unicorn

A manobra foi aclamada por alguns dos principais surfistas brasileiros de onda grande, como Carlos Burle, Rodrigo Koxa, Pedro Scooby e Caio Vaz — que, inclusive, foi o responsável por colocar Daniel Rangel na onda através de um jet-ski (modalidade conhecida como tow-in).

"Melhor tubo! Insano, nota 10", disse Koxa entre os diversos comentários do vídeo postado por Daniel. "Essa foi animal! A melhor linha! Aproveitou o tubo todo!", escreveu Carlos Burle.

Até mesmo o cantor e surfista Gabriel, O Pensador 'entrou na onda': "Que isso, monstro nota mil, pra onda, pro surfista e pra filmagem".

Alguns surfistas também levantaram a seguinte questão: foi o melhor tubo já registrado no Brasil? Teve internauta que falou até em 'melhor onda já surfada' no país. Será? O próprio Daniel respondeu:

Não gosto de entrar muito nisso. O Alemão de Maresias pegou uma onda muito absurda na Ilha dos Lobos, só que tem muitos anos e não foi filmada... Acho que meu intuito não é me gabar nem nada, e sim propagar nossos coletivos e mostrar que o surfe de slab [laje, em português, ondas que quebram sobre um fundo de pedras] é muito maneiro e dá muito retorno, o público gosta de ver, e estamos colocando nossa vida lá, é algo de extrema consequência. Deixo para os outros falarem se foi o melhor tubo do Brasil. Eu só fico aqui feliz e muito grato pela minha equipe, pelos meus amigos e por todo mundo que surfou aquela onda comigo."

Sonho de viver de ondas grandes

Se eu tivesse patrocinadores que quisessem me bancar para eu estar presente num circuito de ondas grandes, eu gostaria muito. Mas meu negócio é tubo. Mais do que Nazaré, onde eu já surfei, meu sonho é surfar os slabs na Austrália: The Right, Shipsterns Bluff, Ours. São ondas emblemáticas para quem gosta desses segmentos dos slabs. É algo que estou buscando, com esse surfe de slab e ondas grandes, para estender minha carreira. Tenho patrocínio da Vissla, apoio da Redley, marcas que pagam pelo meu trabalho. Mas ainda não tenho o suficiente para me dedicar para o Circuito Mundial [de ondas grandes]. Se eu tivesse o apoio e os recursos para me dedicar 100% a surfar ondas grandes de consequência, talvez eu abraçasse essa ideia."
Daniel Rangel, freesurfer

Leia mais trechos da entrevista com Daniel Rangel

"Essa foi minha primeira vez na Avalanche. Eu perdi o swell de 2019, que o Ian pegou aquela bomba, também puxado pelo Caio. Nós temos uma equipe de tow-in, que sou eu, Caio, Ian, Lucas Medeiros e Marcelo Trekinho, chamada TVB [The Vaz Brothers], da marca do Caio e do Ian. E estamos sempre juntos."

"Dessa vez, quando o Lucas Medeiros, que é o surfista local, falou da previsão épica, pulei na barca na hora porque não queria perder. Chegamos dois dias antes do swell para nos ambientar, e no dia do swell estava todo mundo muito bem, concentrados, e chegamos lá e estava gigante, estava dando muito medo."

"A galera estava ansiosa para pegar onda, e eu resolvi ficar pilotando o jet-ski do câmera. Nesse processo, eu fiquei assistindo ao maior show de body board da minha vida. Os caras do coletivo NXF de body board, do ES, são os caras que descobriram a Avalanche e levaram o Lucas Medeiros e, consequentemente, ele foi levando a gente. Existe uma equipe gigante por trás disso tudo."

Foi observando eles que eu entendi qual linha tinha que ser feita na onda. Eles vinham bem de trás para não despencar na onda, e quando o Caio veio, depois de umas 3 horas que fiquei no canal olhando, peguei minha primeira onda, e acabou sendo essa. Um momento muito especial na minha vida."

O que é um tubo?

Para quem não tem tanta intimidade com o surfe, o tubo é, para a maioria dos praticantes, a melhor manobra que uma onda pode proporcionar, e consiste quando o surfista passa debaixo da água no exato momento em que a onda está quebrando (como no exemplo abaixo, em uma onda surfada por Gabriel Sampaio).

Reveja a onda e leia os comentários no Instagram: