Topo

Brasileiro de 9 anos impressiona no jiu-jitsu e sonha com título mundial

Ícaro Moreno tem apenas 9 anos, mas já 3 vezes campeão mundial de jiu-jitsu kids - Arquivo pessoal
Ícaro Moreno tem apenas 9 anos, mas já 3 vezes campeão mundial de jiu-jitsu kids Imagem: Arquivo pessoal

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/07/2021 04h00

O Brasil sempre foi conhecido por ter um dos melhores jiu-jitsu do mundo, não à toa que os campeões mundiais absolutos da arte marcial são brasileiros em sua grande maioria. E a nova geração que está chegando quer manter esse legado de pé: Ícaro Moreno tem apenas nove anos, mas fala como gente grande e já sonha com o título mundial na faixa azul até a preta.

Ícaro mora no estado norte-americano de Massachusetts e começou a treinar aos quatro anos de idade. Em entrevista ao UOL Esporte, ele e seu pai, André, afirmaram que com apenas um mês de treino ele já participava de competições.

"Tinha um amigo que treinava jiu-jitsu e me incentivou a levar o Ícaro. Depois de um mês ele já passou a competir, aos quatro anos. No primeiro mês de treino, uma treinadora brasileira falou para levar ele para competição porque ela notou que ele era diferente das outras crianças. Ele já chegou competindo em uma categoria avançada, com faixas coloridas, e venceu tudo sendo faixa branca e ele foi tendo sucesso", afirmou André.

Mesmo com pouco tempo de carreira, o garoto já soma mais 60 títulos no jiu-jitsu. Apesar de ser muito novo, ele revelou que sempre sonhou em ter muitos fãs e poder ser inspiração.

"O meu desejo é ser um campeão mundial em todas as faixas e ser campeão mundial na faixa azul até a preta, quando eu chegar na preta e ver que eu ganhei tudo que eu queria ganhar", disse Ícaro.

Se você abrir o Instagram dele, vai se surpreender com os treinos e as atuações em campeonatos. Com apenas nove anos ele tem um físico muito diferente de crianças da sua idade, mas o pai do garoto afirma que ele tem todo um acompanhamento fisiológico e que o tratamento dado a atletas mirins nos Estados Unidos é outro.

"A metodologia sobre treinamento nos Estados Unidos é diferente do Brasil. As crianças aqui na América, com 3 e 4 anos estão praticando esportes de alto rendimento que exige uma preparação física. Quando você olha uma foto do Ícaro surpreende o brasileiro, mas para o americano é bem comum, eles se preparam muito bem fisicamente. Hoje, nós fazemos acompanhamento físico profissional, a gente tem assessoria de performance, toda essa preparação é assistida", explicou.

Invicto há cinco anos, sem tomar pontos e sem sofrer vantagem dos adversários, Ícaro já tem marcado o próximo desafio: é o pan-americano de jiu-jitsu mirim que acontece em 25 de julho, em Orlando. O garoto já chamou a atenção de lendas do esporte, como Marcus Vinicius "Buchecha" de Almeida e Leandro Lo Pereira, e demonstra nas suas lutas que não está lutando por brincadeira.

Confira os títulos nacionais e internacionais de Ícaro Moreno

2x Pan Kids Champion IBJJF
8x Kids international champion IBJJF
1x American National champion IBJJF
2x Massachusetts State champion IBJJF
3x World Champion SJJIF
2x F2W Champion NOGI