Topo

Fórmula 1

F1: Verstappen domina o GP da Áustria e abre 32 pontos de Hamilton

Max Verstappen vence o GP da Áustria, de Fórmula 1 - Pool/Getty Images
Max Verstappen vence o GP da Áustria, de Fórmula 1 Imagem: Pool/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/07/2021 11h27

Max Verstappen, da Red Bull, venceu com maestria o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 na manhã de hoje (4). Após largar na frente, o piloto holandês manteve a segurança na primeira colocação e sequer foi ameaçado por Lewis Hamilton, que terminou em quarto.

Com a vitória no circuito de Spielberg, Verstappen segue com a liderança no Mundial de Pilotos com uma vantagem de 32 pontos sobre heptacampeão. Ao fim da corrida, o campeão se mostrou surpreso com a conquista. "Foi uma corrida incrível. O carro estava ótimo, era muito gostoso de pilotar. Que insano. Estou maravilhado com tudo que aconteceu hoje. Não esperava que seria assim".

"Foi um trabalho incrível de todos, entregando algo assim. Claro, você chega no final de semana com todos te colocando como o favorito, mas nunca é fácil entregar algo como fizemos hoje."

Diferentemente do GP da Estíria, quando Hamilton conseguiu a volta mais rápida, desta vez, Verstappen garantiu o ponto extra, o que o isola ainda mais na liderança da temporada.

Em quarto, Lewis Hamilton já havia enfatizado, antes da corrida, sobre dificuldade que seria vencer seu adversário direto na prova de hoje. Em dado momento, ele chegou a ficar 19 segundos atrás de Max.

Valtteri Bottas (Mercedes) e Lando Norris (McLaren) fecharam o pódio, seguidos por Lewis Hamilton (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari).

A Fórmula 1 volta no domingo (18) com o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no Circuito de Silverstone. Confira abaixo como foi o GP da Áustria.

A largada

As luzes se apagaram, e Max Verstappen fez mais uma largada espetacular. O segundo colocado, Lando Norris somente acompanhou o adversário, sem sequer dar dificuldades para o piloto holandês.

Os demais que compuseram a segunda fila, Sérgio Pérez e Lewis Hamilton, protagonizaram uma briga pelo terceiro lugar, porém, o mexicano conseguiu manter a posição sem dar chances para o britânico.

Festa laranja nas arquibancadas

Assim como nos treinos, um mar laranja fez muita festa nas arquibancadas do circuito de Spielberg.

Os torcedores iam ao delírio com as passagens de Max Verstappen. Além das bandeiras, foram usadas sinalizadores de fumaça na cor laranja para celebrar a prova na casa da RedBull.

Vale ressaltar que os portões foram abertos somente para quem já recebeu as doses da vacina contra a covid-19 ou apresentou teste de PCR negativo.

Torcida de Max Verstappen no Grande Prêmio da Áustria  - Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images - Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Torcida de Max Verstappen no Grande Prêmio da Áustria
Imagem: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Bandeira amarela na primeira volta

Esteban Ocon foi espremido no momento da largada. O carro de Antônio Giovinazzi acabou se chocando com o do francês, que abandonou a prova logo no começo. Já o piloto italiano da Alfa Romeo apenas trocou de pneu e seguiu na disputa.

Começo agitado

Na quarta volta, vários ataques marcaram a relargada. Bottas e Hamilton disputaram a terceira colocação, e o finlandês chegou a passar o heptacampeão, que logo recuperou a posição.

Além deles, Pérez ameaçou Norris, mas deu uma escapada da pista e acabou caindo da terceira colocação para a décima neste início.

Norris punido e chuva de 5s

Na volta 20, Lando Norris foi punido em cinco segundos pela saída de Sérgio Pérez da pista. Com isso, Lewis Hamilton ultrapassou o piloto da McLaren e ficou em segundo momentaneamente, na busca de Max Verstappen.

Yuki Tsunoda também tomou cinco segundos por queimar a linha branca na hora de entrar no box. A corrida ficou marcada por muitas punições de cinco segundos. além deles, Charles Leclerc e Sérgio Pérez foram penalizados da mesma forma.

Verstappen absoluto

Liderando com maestria a corrida, Max chegou a abrir 19 segundos de Lewis Hamilton. Após mais um GP sem falhas, o piloto holandês garantiu não só os 25 pontos da vitória, como o ponto extra da volta mais rápida, o que o isola ainda mais na liderança do ranking geral desta temporada.

Batida no final

Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel se envolveram em uma batida da reta final da prova. O acidente fez com que a dupla parasse na brita.

Veja a classificação do GP da Áustria:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Valtteri Bottas (Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
7) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
8) Charles Leclerc (Ferrari)
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
10) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
11) George Russell (Williams/Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
19) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
Não completou
Esteban Ocon (Alpine/Renault)

"Hoje foi incrível", diz Verstappen

Max Verstappen comemorou a vitória no Grande Prêmio da Áustria e fez questão de agradecer aos torcedores presentes no circuito de Spielberg.

"Hoje foi incrível, para ser honesto, o carro estava sobre trilhos! Foi muito agradável de dirigir. Você vai para o fim de semana como o favorito, mas nunca é fácil de fazer. Foi uma loucura ver todos os fãs e tanto laranja!", disse ele.

O pódio

Valtteri Bottas, da Mercedes, celebrou o resultado e enfatizou a boa prova feita pelos adversários da McLaren: "É bom estar no pódio novamente em segundo lugar. A McLaren foi muito rápida hoje, eles estavam colocando a pressão."

Depois dele, Lando Norris, terceiro colocado, afirmou que foi uma prova emocionante e esperava a segunda colocação, porém, a punição o atrapalhou: "Foi uma boa corrida, foi emocionante, mas estou desapontado porque deveríamos ter sido P2, pensei que a primeira volta era apenas uma corrida!"

Fórmula 1