Topo

Fórmula 1

F1: Verstappen mantém bom aproveitamento e garante pole no GP da Estíria

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2021 11h01

Max Verstappen garantiu hoje o primeiro lugar para a largada do Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1. Atual líder do ranking, o piloto da RedBull fez o melhor tempo do final da semana, com 1m03s841.

Vale ressaltar que Valtteri Bottas, segundo colocado, foi punido com três posições no grid de largada durante os treinos livres. O finlandês foi autuado por pilotar de forma perigosa e rodar no segundo treino livre, ainda no pitlane.

Logo, a primeira fila fica com o holandês, que conquista a terceira pole da temporada, e Lewis Hamilton. Lando Norris e Sérgio Pérez completam a segunda fila.

O japonês Yuki Tsunoda também foi punido. Por mais que tenha conquistado a oitava colocação no Q3, o piloto da AlphaTauri perdeu três colocações e largará em 11º.

Veja como foi a classificação de hoje

Q1

O Q1 aconteceu sem acidentes ou intercorrências. Na colocação, Max Verstappen fez o melhor tempo, tendo 1m4s489. Seguido dele estavam Valtteri Bottas (+0.048) e Lando Norris (+0.095).

Lewis Hamilton ficou com a quinta colocação, que fez +0,183. O único susto foi Kimi Raikkonen, que, além de eliminado, também passeou por fora da pista.

Foram eliminados: Nicholas Latifi (Williams), Esteban Ocon (Alpine), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Mick Schumacher (Haas) e Nikita Mazepin (Haas).

Q2

Desta vez, o mais veloz foi Sérgio Pérez, que fez 1m04s197. O mexicano da RedBull fez o melhor tempo do final de semana até então, deixando Lewis Hamilton para trás.

Logo em seguida vieram Lando Norris, Pierre Gasly e Max Verstappen.

Foram eliminados: George Russell (Williams), Carlos Sainz (Ferrari), Daniel Ricciardo (McLaren), Sebastian Vettel (Aston Martin) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo),

Q3

Na parte decisiva do classificatório, Max Verstappen fez o melhor tempo do final da semana com 1m03s841. Na reta final, Bottas e Tsunoda tiveram um incidente, que deve ser analisado pela FIA.

Devido a punição no treino livre, Bottas, que ficou em segundo lugar, dará espaço para Lewis Hamilton, terceiro colocado, na primeira fila da largada.

Logo em seguida, fecham a segunda fila, Lando Norris e Sério Pérez.

Confira o Grid de Largada para o GP da Estíria

A corrida

Após o treino classificatório, os pilotos voltam às atividades amanhã (27). A largada está marcada às 10h (de Brasília). Hamilton terá a oportunidade de diminuir a diferença de pontos para o atual líder da temporada Max Verstappen.

O GP da Estíria possui 71 voltas e faz parte do calendário da F1 desde 2020. O único vencedor da prova, até então, foi Lewis Hamilton.

O terceiro treino livre

Após o domínio de Max Verstappen nos dois primeiros compromissos, Lewis Hamilton foi o mais veloz da terceira sessão dos treinos livres na manhã de hoje (26).

Mesmo na liderança, o britânico heptacampeão viu seu principal rival da temporada bem perto, na segunda colocação.

Valtteri Bottas, Sergio Pérez e Yuki Tsunoda completaram o top 5 de pilotos mais rápidos nesta última sessão antes da classificação, às 10h.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que havia sido publicado, é o GP da Estíria que faz parte da Fórmula 1 desde 2020, e não o circuito de Spielberg. A informação foi corrigida.

Fórmula 1