Topo

Denílson, sobre lance contra Turquia: 'Só entendi a repercussão após parar'

Denílson reproduz jogada que marcou a carreira com a família no lugar dos turcos - Reprodução/IInstagram
Denílson reproduz jogada que marcou a carreira com a família no lugar dos turcos Imagem: Reprodução/IInstagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2021 17h29

Há dezenove anos, o ex-atacante Denílson recebeu a bola na área e, cercado por quatro jogadores turcos, correu em direção à lateral e sofreu à falta, ganhando preciosos segundos para a seleção brasileira na vitória por 1 a 0 que garantiu um lugar na final da Copa do Mundo de 2002 - que terminaria com o pentacampeonato.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Denílson contou o que passou em sua cabeça naquele momento marcante e disse que só teve a real dimensão do tamanho do que tinha feito após se aposentar, já que sempre lhe perguntam sobre o lance.

"Dezenove anos da jogada dos turcos. Ficou eternizada nos olhos do torcedor do mundo. Eu lembro que o Luizão estava mais próximo, eu tinha a possibilidade de tocar e quando eu faço o primeiro drible, em frações de segundo, eu perdi o tempo certo de passar. Depois, minha única ideia era segurar a bola na frente e receber a falta. Eu vi o Belletti, daria para tocar, mas eu vi alguém chegando atrás para fechar, me marcando. E aí eu decidi não tocar a bola para o Belletti, aí eu diminuí a passada, recebi a carga e me joguei", disse Denílson, hoje comentarista da TV Band.

"Quando terminou o jogo, eu fui para o hotel e a imprensa me procurou, falando que era a 'jogada da Copa do Mundo'. Entrou por um ouvido e saiu por outro. Eu não tinha ideia do que aconteceu. Só depois que vi a imagem na televisão. Repetiam muito. Achei engraçado, curioso. Não é qualquer um que leva quatro marcadores em uma jogada individual. Mas, dentro da Copa do Mundo, não dei tanta importância para o lance. Só entendi a repercussão depois que eu parei de jogar porque em qualquer trabalho, evento, onde eu vou, as pessoas me perguntam dessa jogada. Esquecem até contra quem foi, mas não esquecem o lance", completou.