Topo

Fifa estende bandeira LGBT em sua sede: 'Tolerância zero com discriminação'

Fifa estende bandeira LGBT em sua sede - Reprodução/Twitter
Fifa estende bandeira LGBT em sua sede Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/06/2021 14h40

Entidade máxima do futebol, a Fifa colocou uma bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+, em sua sede, em Zurique, na Suíça.

Em seu perfil oficial no Twitter, a entidade compartilhou uma fala da secretária geral Fatma Samoura em defesa da inclusão e respeito a todos.

"Fifa está orgulhosa em apoiar o Mês do Orgulho e celebrar jogadores, técnicos, dirigentes, funcionários, voluntários, líderes e fãs LGBTQIA+ ao redor do mundo. Futebol é um jogo de equipe. Pertence a cada um de nós", disse Fatma Samoura.

"A Fifa tem tolerância zero com qualquer forma de discriminação", completou.

A manifestação da Fifa acontece pouco dias após a polêmica envolvendo a Uefa e Allianz Arena. Na última terça-feira, a Uefa rejeitou a ideia da cidade de Munique de iluminar seu estádio com as cores do arco-íris da comunidade LGBT para a partida entre Alemanha e Hungria, em sinal de protesto contra uma lei aprovada na Hungria.

A partida pela fase de grupos da Eurocopa, porém, foi marcada por manifestações. Torcedores ergueram bandeiras arco-íris, o goleiro Manuel Neuer usou uma braçadeira de capitão com a mesma estampa e, na hora do hino da Hungria, um torcedor invadiu o gramado da Allianz Arena e levantou uma bandeira com o arco-íris.