Topo

Falcão minimiza Manuel Tobias como destaque no futsal: 'Eu sou o melhor'

Falcão do futsal, em entrevista ao Esporte(ponto final) - E(pf)
Falcão do futsal, em entrevista ao Esporte(ponto final) Imagem: E(pf)

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/06/2021 12h45Atualizada em 25/06/2021 12h45

O ex-jogador de futsal, Falcão, foi o entrevistado da vez no canal do Youtube "Camisa 21", apresentado pelo ex-Desimpedidos Bolívia. Na conversa, o craque das quadras reviveu algumas das polêmicas que marcaram a sua carreira, tanto no futsal quanto no futebol.

A principal foi sobre as divergências que tem com Manuel Tobias, outro ex-jogador da Seleção Brasileira. Falcão respondeu se existia alguma rivalidade e qual é a relação dos dois: "Eu e o Manuel Tobias nunca fomos amigos. Nós tivemos um problema de vestiário em 2004, quando perdemos para a Espanha e eu achava que ele tinha que ter batido o pênalti pelo nome dele, a história e o peso que ele tinha e, de repente, empurraram o Neto, que era novo. Essa briga acabou vazando para a imprensa, que é uma briga comum, todo time tem, mas eu nunca fui amigo dele"

"Só acho que dois ídolos do esporte não precisam ter esse clima. Nunca tivemos nada, só esse desentendimento de vestiário em 2004. Agora a FIFA foi entrevistá-lo pelos 50 anos e ele falou que foi o melhor, aí eu fui pegar os meus números (risos) e não tem como, eu sou o melhor. Ele e o Ricardinho ficam entre segundo e terceiro", completou.

Ele também contou sobre a sua experiência do futebol, no São Paulo, em 2005 e revelou uma mágoa com o treinador Emerson Leão: "Tem uma frustração minha com o Emerson Leão, não de não ter dado certo no São Paulo, mas por não ter jogado. Eu fui bem naquele primeiro jogo e a tendência era ganhar mais espaço e nem para o banco eu fui. Era o time certo com o treinador errado".

Santos em 2011

Um dos temas abordados foi a passagem dele pelo Santos, em 2011, para o time de futsal, em uma ação visando o centenário do clube, na qual também tinha contratado Marta para o time de futebol feminino.

Falcão disse até hoje não entender o que aconteceu e revelou que tinha planos de se aposentar em Santos: "Sou muito grato ao Santos, sou santista, mas foi um problema de diretoria que até hoje ninguém entende. Eu e a Marta fazíamos parte de uma ação para o centenário da equipe, que seria no ano seguinte, mas em dezembro eu fui com o Santos para o Mundial assistir, mas quando eu voltei para o Brasil, fomos comunicados que não existiria mais os times de futsal e de futebol feminino, ninguém entende até hoje o que aconteceu. Eu tinha mais um ano de contrato e eu queria ficar lá até o final da minha carreira. Se você me perguntar uma frustração na minha carreira, foi esse projeto não ter continuado".

Carreira na Europa

Outro ponto falado foi sobre a carreira toda de Falcão ter sido no Brasil. Ao ser perguntado, ele contou que recebera, ao longo da carreira, diversas propostas de times europeus, mas revelou o porquê de ficar em território nacional.

"Eu tive várias propostas da Rússia, com salários muito grandes, mas quando cheguei em 2004, sendo o melhor do mundo, começou a chover patrocinadores, o que eu recebia era muito acima para o parâmetro do futsal, mas a cláusula deles era ficar no Brasil, por isso acabei ficando aqui", revelou o eterno camisa 12.

Falcão ainda contou, se pudesse escolher, qual time europeu ele escolheria para jogar: "Eu gostaria de ter jogado no Barcelona, tanto no futsal quanto no campo".