Topo

Novo comentarista do Jogo Aberto tem 19 anos, é são-paulino e fã de Leifert

João Pedro Sgarbi, novo comentarista da Band - Divulgação/Band
João Pedro Sgarbi, novo comentarista da Band Imagem: Divulgação/Band

Pedro Alamino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2021 04h00

João Pedro Sgarbi é o mais novo comentarista esportivo da TV brasileira. Novo mesmo. Com 19 anos, ele ganhou o reality show Microfone Aberto no Kwai e conseguiu uma vaga no Jogo Aberto, da Band. Por um ano, Sgarbi vai falar de futebol ao lado de Renata Fan, Ronaldo Giovanelli, Denilson, Edilson e Chico Garcia.

A escolha foi feita após a Band receber 97 mil vídeos. Sgarbi superou os outros 23 finalistas após uma competição que teve provas e votações. Ele vai assinar com a Band nesta semana e participará ao vivo de todos os debates, de segunda a sexta, com os outros comentaristas. A estreia deve acontecer na próxima semana.

"Sempre sonhei em trabalhar com isso. Quando eu paro para pensar que esse sonho se realizou com apenas 19 anos, como um jovem amante e sonhador de futebol, a ficha demora para cair. Para ser bem sincero, ainda não caiu, mas é uma sensação única que contarei um dia ao meu filho. Poder comemorar com meus amigos jovens que também sonham com algo, com minha família que realizou esse sonho comigo, não tem preço", disse Sgarbi em entrevista ao UOL Esporte.

São-paulino fanático

O novo contratado da Band não esconde o time que torce. O coração do jovem tem as três cores do São Paulo Futebol Clube, especialmente devido ao legado deixado por sua família.

"Eu sou são-paulino fanático e acredito que isso não seja surpresa para ninguém. O Jogo Aberto permite que você tenha o seu time do coração, assim como eu tenho o meu. Sou apaixonado pelo meu time, mas acima de tudo, principalmente agora, eu sei que tenho uma responsabilidade maior. Não vou estar falando somente com são-paulinos, mas com também com torcedores de todos os rivais e clubes do Brasil. Essa responsabilidade é muito importante, pois eu não posso deixar o meu lado torcedor influenciar no meu jeito de pensar e agir como comentarista da Band", disse.

Inspirado em Leifert

Sgarbi tem como sua maior inspiração Tiago Leifert, que mudou o esporte da Globo antes de migrar para o entretenimento. Desde o início da pandemia, o jovem começou a trabalhar intensamente com o esporte, realizando diversas entrevistas e produzindo conteúdo por meio do portal Notícias do Tricolor.

"No início da pandemia, eu resolvi tomar essa iniciativa de querer ir atrás do meu sonho. Eu pensava muito em fazer outras coisas da minha vida, e a pandemia, especialmente com as entrevistas via lives (transmissões ao vivo), me fez descobrir o que eu realmente queria para a minha vida. Isso que eu estou fazendo hoje é o sonho sendo realizado", comentou.

Sgarbi também tinha o sonho de ser jogador profissional de futebol, mas priorizou o estudo na reta final. Atualmente, cursa Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na ESPM, em São Paulo.

"Nova cara"

Depois de dar o primeiro -e grande- passo da carreira, Sgarbi quer mais.

"Minha meta agora é seguir e mostrar para todo o mundo meu trabalho. Isso mostra o motivo de eu ter chegado aonde eu cheguei e sempre evoluindo e aprendendo com a galera. Eu posso agregar com o meu jeitão, pois acho que sou uma nova cara para a comunicação. Chego como um jovem que vou tentar também passar o meu modo de pensar", disse.

"Eu gosto de dizer que nossas metas sempre têm que se reciclar. Minha maior meta da vida era entrar no Jogo Aberto, mas agora que entrei, minha maior meta é seguir passando meu jeito de pensar. Sempre com alegria, felicidade e também através de um jornalismo sério para todos os telespectadores e meus companheiros de programa", completou.