Topo

Policial é condenado pela morte do ex-jogador Dalian Atkinson

Dalian Atkinson foi morto após ação violenta do policial Benjamin Monk - Anton Want/Allsport
Dalian Atkinson foi morto após ação violenta do policial Benjamin Monk Imagem: Anton Want/Allsport

Do UOL, em São Paulo

23/06/2021 14h43

O policial inglês Benjamin Monk foi condenado por homicídio culposo pela morte do ex-jogador Dalian Atkinson, estrela do Aston Villa no início dos anos 1990. O caso aconteceu em 2016, quando o policial descarregou uma arma de choque, com carga de 50.000 volts, contra o ex-jogador por 33 segundos.

Monk, que foi atender o caso por "perturbação da ordem", é o primeiro policial do Reino Unido a ser condenado por homicídio culposo durante o exercício da função desde 1986. Após derrubar Atkinson com a arma de choque, o policial ainda deu chutes na cabeça do ex-jogador, que morreu a caminho do hospital em decorrência de uma parada cardíaca.

Após o julgamento, a família de Dalian Atkinson emitiu nota dizendo estar aliviada com o veredito e condenação do policial.

"Na noite em que morreu, Dalian estava vulnerável, mal e precisava de atenção médica. Em vez disso, ele recebeu violência e morreu com as impressões da bota de PC Monk marcadas na testa. Gostaríamos de agradecer aos membros do júri por todo o seu trabalho árduo e atenção", finaliza a nota.

Além de jogar o Campeonato Inglês pelo Aston Villa e Manchester City, Dalian Atkinson atuou também por times da França, Turquia e Coreia do Sul, onde encerrou a carreira pelo Jeonbuk em 2001.