Topo

Fórmula 1

Flavio Gomes: "De novo, a Ferrari está errando tudo"

Do UOL, em São Paulo

20/06/2021 15h38

Enquanto Mercedes e Red Bull fazem uma disputa acirrada pelo título do Mundial de Construtores, McLaren e Ferrari brigam pela terceira posição. A vantagem é da escuderia britânica, que ficou em posição mais confortável após o GP da França, disputado neste domingo (20). A equipe italiana teve seus dois pilotos fora da zona de pontuação.

Na estreia do Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte - com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes - os comentaristas lamentaram o desempenho da Ferrari no circuito de Paul Ricard e destacaram a evolução da McLaren - sobretudo pelo nível alcançado por Lando Norris.

"A McLaren conseguiu terminar em quinto e sexto. O [Daniel} Ricciardo fez uma corrida honesta, mas de novo chegou atrás do Lando Norris, que foi melhor ainda. O Norris parou mais tarde e teve pneus melhores no final da corrida. O [Charles] Leclerc, que foi o primeiro a parar, na volta 15. O undercut dele foi espetacular: ganhou três posições. Mas no final ele estava se arrastando de tal maneira que todo mundo passou e a Ferrari ficou fora da zona de pontos. De novo a Ferrari errando tudo", lamentou Gomes.

Como Carlos Sainz Jr e Leclerc não pontuaram em Paul Ricard (terminaram a corrida em 11º e 16º, respectivamente), a Ferrari foi ultrapassada pela McLaren no Mundial de Construtores. Com o quinto lugar de Norris e o sexto de Ricciardo, a escuderia britânica foi a 110 pontos e assumiu a terceira posição. A equipe italiana estacionou nos 94 pontos e agora aparece em quarto.

"A gente teve duas corridas que precisam ser analisadas à parte no campeonato, disputadas em circuito de rua: Mônaco e Azerbaijão. O que acontece nessas duas corridas não dá para levar para o resto do campeonato. São pistas muito particulares. A Ferrari mesmo estava dizendo isso, e que os resultados que conquistou nessas duas corridas são irreais e não refletiam o desempenho dos carros. Hoje foi exatamente isso o que aconteceu", disse Seixas.

Nas duas provas citadas por Seixas, a Ferrari teve um desempenho melhor do que a McLaren. Em Monaco, Sainz foi o 2º e Leclerc ficou fora; Norris foi o 3º e Ricciardo, o 12º. No Azerbaijão, Leclerc e Sainz foram 4º e 8º, respectivamente, enquanto Norris e Ricciardo acabaram em 5º e 9º.

O comentarista exaltou o desempenho de Norris na temporada. "Ele é o único piloto que pontuou em todas as provas do campeonato. Esse moleque é muito bom. O Ricciardo teve seus problemas de adaptação e a McLaren admitiu que é um carro difícil de pilotar, mas já estamos na sétima corrida do ano. O Norris está colocando o Ricciardo, que é um bait piloto, no bolso. O resultado está classificação do campeonato: o Norris é o 4º, com 76 pontos e está na frente do Bottas. É um campeonato muito legal que a McLaren vem fazendo", concluiu.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 27 de junho, logo após o GP da Estíria.

Fórmula 1