PUBLICIDADE
Topo

Esporte

SBT fala em pluralidade e acredita que Conmebol fará Copa América segura

Taça da Copa América - Divulgação/@CopaAmerica
Taça da Copa América Imagem: Divulgação/@CopaAmerica

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2021 21h21

O SBT emitiu uma carta para falar detalhes sobre a transmissão da Copa América do Brasil. Segundo a emissora, a decisão de voltar a brigar pelos direitos das competições futebolísticas foi embasada na ideia de trazer uma pluralidade democrática ao futebol em TV aberta.

"O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado. Isso é relevante! Ganham o público e o esporte!", dizia parte da nota.

Além disso, foi levantada a questão da segurança da competição, que acontecerá em meio a pandemia no país, que atingiu 4800 mortes por conta da covid-19. Para a emissora, é possível acreditar na realização segura por parte da Conmebol.

"O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura, e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores."

Depois das desistências de Colômbia e Argentina, o campeonato teve a sede alterada para o Brasil no dia 31 de maio, menos de duas semanas antes do jogo de abertura. A atual média móvel de óbitos no país sede está em 1.764 por dia. Após o registro de 2.344 mortes hoje (10), o Brasil atingiu 482.135 mortes.

Confira a carta na integra:

O Esporte sempre foi um dos instrumentos de formação e de inclusão social, propiciando à população em geral o acesso a uma vida mais saudável e a oportunidade concreta de ascensão social para milhares de jovens. Nesse sentido, o futebol seguramente é o mais visível e acessível em nosso país; gera paixão, aspiração e sentimento de pertencimento na população, ao ver seu time campeão ou quando vê a Seleção Nacional jogando e conquistando títulos. Muitos dos ídolos brasileiros vieram do futebol que faz parte de nosso patrimônio cultural.

Justamente por entender essa importância, o SBT decidiu voltar a disputar os direitos de futebol e, com profissionalismo e respeito aos demais concorrentes, tem sido vencedor em torneios relevantes como a Copa Libertadores, Champions League, Europa League, Copa do Nordeste e a Copa América. O SBT faz isso porque acredita que o futebol, sendo o esporte mais popular de todos e de grande atração de audiência, é uma combinação perfeita com uma emissora popular como a nossa, tão querida pelo público. O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras. O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado. Isso é relevante! Ganham o público e o esporte!

Assim, no final de 2020, o SBT deu início às negociações pelos direitos de transmissão da Copa América que legitimamente conquistou, e assumiu a obrigação de transmissão onde quer que ocorresse. Coerentemente, o SBT realizará a transmissão da Copa América em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento, e em acordo com as diretrizes de cada Estado da Federação. Cabem às Autoridades, Confederações, Federações e Clubes resguardarem todas as questões relacionadas aos protocolos sanitários necessários em função da pandemia, para que todos os campeonatos de futebol e eventos esportivos em andamento continuem sendo um ambiente seguro a todas as pessoas envolvidas.

Ao SBT, cabe informar com isenção, como tem feito desde o início da pandemia, para a devida conscientização sobre a importância do uso de máscaras, do distanciamento social, da não aglomeração de pessoas e desejar que consigamos avançar rapidamente com a vacinação de toda população para assim superarmos essa enorme crise que tantas vidas já levou em nosso país e no mundo e pelas quais lamentamos e nos solidarizamos.

O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura, e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores.

Esta é a posição do SBT.

Volta do SBT e disputa com a Globo

Diante da pandemia, a Globo passou a lidar com uma disputa maior dos direitos de transmissão dos eventos esportivos. Em justificativa, a mesma afirmou que os acordos financeiros dificultaram as renovações contratuais.

Competições como a Fórmula 1, Libertadores da América, Copa América e outros, passaram a pertencer a outras emissoras, como SBT e Band.

Na nota emitida, a emissora de Silvio Santos justifica a entrada na briga pelas transmissões para garantir uma maior pluralidade democrática na televisão aberta.

"O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado. Isso é relevante! Ganham o público e o esporte!", dizia parte da nota.

Esporte