Topo

Fórmula 1

F1: Verstappen bate, Hamilton erra e Sergio Pérez vence o GP do Azerbaijão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/06/2021 11h18Atualizada em 17/06/2021 17h03

Sergio Pérez, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão. Após manter a liderança em boa parte da prova, na volta de número 47, Max Verstappen teve um desgaste de pneu e bateu sozinho, abandonando o Circuito Urbano de Baku de hoje.

Na relargada, Hamilton teve a chance de assumir não só o primeiro lugar da prova, mas também do ranking geral. Só que o britânico passou direto e perdeu a oportunidade de seguir vivo na briga.

O segundo colocado foi a surpresa do dia, Sebastian Vettel, que teve um bom recomeço após a entrada de safety car por causa de Lance Stroll. O pódio fechou com Pierre.

O top 5 da classificação foi preenchido por Charles Leclerc (Ferrari) e Lando Norris (McLaren). A classificação geral segue com Verstappen com 105 pontos e Lewis Hamilton com 101.

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, no domingo, (20), com o GP da França. O UOL Esporte fez um resumo do que foi o movimentado GP do Azerbaijão, disputado no Circuito Urbano de Baku. Confira abaixo:

Largada limpa e agitada

A largada foi prudente por parte dos pilotos. O pole Charles Leclerc teve um começo positivo e abriu distância de Lewis Hamilton e Max Vestappen.

No momento em que as luzes vermelhas se apagaram, todos preferiram uma saída um pouco mais cuidadosa, por conta da primeira curva de 90 graus. Por mais estreita que seja a pista, a saída não teve nenhum tipo de contato por parte dos envolvidos.

Na terceira volta, Lewis assumiu a primeira colocação, sem a asa móvel, e quase levou o troco do jovem da Ferrari, mas soube segurar a liderança da terceira volta em diante.

Na sétima volta, Verstappen abriu a asa móvel e assumiu a segunda colocação, deixando Charles Leclerc para trás e dando início a uma briga pela liderança contra o britânico heptacampeão, que teve problemas após o pit stop e perdeu a posição para o holandês.

Parou cedo

O francês Esteban Ocon, da Alpine, deixou a corrida na quinta volta por conta de um problema de motor. Ele foi o primeiro a abandonar a prova. A justificativa da equipe foi sobre falta de potência no motor e turbo. Vale ressaltar que a Alpine estava com os motores antigos.

Hamilton 'vítima' do pit stop

O piloto britânico assumiu a liderança logo no começo da corrida ao deixar Charles Leclerc para trás na terceira volta. No momento em que realizou a parada, o desempenho da Mercedes no pit stop não foi dos melhores, com 4.6 segundos, o que complicou o heptacampeão.

Depois disso, em terceiro lugar, Hamilton ficou em uma briga com Sergio Pérez, que soube lidar com a vantagem que conseguia no segundo setor e 'protegeu' a liderança do seu companheiro de equipe Verstappen.

Na volta 47, o holandês perdeu o controle, o que deu o segundo lugar para Lewis, que seguiu atrás do piloto mexicano.

Safety car em ação

Por mais que os treinos livres e o treino classificatório tenham ficado marcados por muitas bandeiras vermelhas, a corrida em si teve apenas duas paradas obrigatórias.

Na volta número 31, Lance Stroll, da Aston Martin, teve um problema com o pneu e perdeu o controle do carro. O canadense fazia uma boa corrida, era o quatro colocado, após largar nas últimas posições.

Além dele, Esteban Ocon também precisou deixar a corrida por conta de um problema técnico, no caso do francês da Alpine, não foi necessária a paralisação da prova.

Na reta final, o líder Verstappen não conseguiu manter a primeira colocação após um acidente, que precisou do safety car.

Lance Stroll deixa a corrida após perder o controle do carro  - Reprodução/Fórmula 1 - Reprodução/Fórmula 1
Lance Stroll se lamenta após bater no muro durante a classificação para o GP do Azerbaijão
Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Surpresa positiva

Um dos destaques foi Sebastian Vettel, que terminou a corrida em segundo lugar. Após a entrada do safety car por conta do acidente de Lance Stroll, o tetracampeão da Fórmula 1 deixou para trás Charles Leclerc e Pierre Gasly.

Depois de duas ultrapassagens positivas, o alemão ainda ficou na cola de Lewis Hamilton e herdou sua posição, garantindo uma boa posição no GP do Azerbaijão.

Com a batida de Verstappen, ele assumiu a segunda colocação e voltou ao pódio.

"Baku é muito louco", diz Sergio Pérez

O vencedor do dia comemorou a primeira vitória nesta temporada. Além de afirmar que considera o Circuito Urbano de Baku 'muito louco', o mexicano lamentou o ocorrido com seu parceiro de equipe, Max Verstappen.

"Estou tão, tão feliz por hoje. Normalmente Baku é muito louco. Sinto muito por Max porque ele fez uma corrida incrível. Ele realmente mereceu a vitória", disse ele.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado não houve bandeira vermelha em incidente envolvendo Lance Stroll, apenas a entrada de safety car. Além disso, o texto citou incorretamente Vettel como tendo ficado em terceiro, quando, na verdade, terminou em segundo. O conteúdo foi corrigido.

Fórmula 1