Topo

Jade Barbosa lesiona o joelho esquerdo e está fora das Olimpíadas de Tóquio

Jade Barbosa durante os treinos da seleção brasileira de ginástica - Wander Roberto/COB
Jade Barbosa durante os treinos da seleção brasileira de ginástica Imagem: Wander Roberto/COB

Do UOL, em São Paulo

04/06/2021 18h05

A ginasta Jade Barbosa, de 29 anos, sofreu uma torção no joelho esquerdo durante o treino de ontem para o Pan-Americano de Ginástica, que acontece no Rio de Janeiro, e não tem mais chances de classificação para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A competição é a última oportunidade para os atletas que ainda não carimbaram o passaporte para os Jogos, que começam em 23 de julho.

Em nota, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) informou que ela não poderia competir junto com as demais ginastas, que se apresentariam por volta das 16h30 de hoje.

"A atleta Jade Barbosa teve uma torção no joelho esquerdo durante o treinamento de pódio. Após exame clínico e ressonância magnética, foi encontrada uma lesão do menisco medial. A atleta iniciou fisioterapia imediata e será reavaliada nos próximos dias para definição do tratamento", disse a equipe médica da seleção.

Até agora, apenas Flávia Saraiva tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos - o Pan dá duas vagas para as melhores colocadas na prova individual geral, e as atletas da seleção esperam conseguir uma das posições.

Jade não participaria da competição individual geral, e não poderia disputá-las. Depois de sofrer com muitas lesões no ciclo olímpico, a seleção feminina não conseguiu se classificar para a competição pela primeira vez desde os Jogos de Sidney, em 2000.