Topo

Adolescente americano quebra o recorde de juniores de Usain Bolt

Erriyon Knighton quebra o recorde de juniores de Usain Bolt - Reprodução/Instagram
Erriyon Knighton quebra o recorde de juniores de Usain Bolt Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/06/2021 11h11

Na última segunda-feira, 31, o adolescente da Flórida Erriyon Knighton derrubou a marca de 200 metros de Usain Bolt para atletas menores de 18 anos em um encontro da American Track League.

Knighton, que completou 17 anos em janeiro, derrotou Trayvon Bromell, favorito dos 100 metros olímpicos, para vencer os 200 metros em 20,11, passando por 0,02 segundo o tempo de Bolt em 2003.

Erriyon está qualificado para competir nos testes olímpicos dos Estados Unidos, que começam em duas semanas no Hayward Field em Eugene, Oregon. Ele é o mais jovem atleta olímpico do atletismo masculino desde Miller Jim Ryun em 1964, de acordo com o Olympedia.org.

O jovem, que está em sétimo lugar entre os americanos nos 200m desde o início deste ano, enfrentará forte competição para quebrar os três primeiros e entrar para a equipe olímpica dos Estados Unidos - com Noah Lyles, Kenny Bednarek e Terrance Laird (que correram cada um 19,81 ou mais rápido).

Knighton começou a correr em seu primeiro ano do ensino médio depois que seu treinador de futebol americano o convidou para entrar para o time de atletismo, de acordo com o jornal de sua escola. Como wide receiver, ele teria recebido ofertas para jogar pelo futebol universitário do Alabama, Flórida e Estado da Flórida.