Topo

Alpinistas estão há 3 dias presos em montanha: 'Esperando por um milagre'

Os alpinistas  Marek Holecek e Radoslav Groh, que estão presos na montanha Baruntse, no Nepal - Reprodução/Instagram/@desnivel_revista
Os alpinistas Marek Holecek e Radoslav Groh, que estão presos na montanha Baruntse, no Nepal Imagem: Reprodução/Instagram/@desnivel_revista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/05/2021 17h29Atualizada em 28/05/2021 17h29

Os alpinistas tchecos Marek Holecek e Radoslav Groh estão há três dias presos a cerca de 7 mil metros de altitude na montanha Baruntse, no Nepal. Eles não conseguem sair devido a uma tempestade brutal tomou conta da região. Ela seria um reflexo do ciclone Yaas, que varre a Índia.

Holecek está relatando sua sobrevivência com Groh por meio de um telefone por satélite, cuja bateria já está prestes a acabar. Segundo o El País, o alpinista campeão está mantendo o aparelho aquecido no bolso colado ao peito e costuma ligá-lo a noite.

Ele é um dos melhores da década, duas vezes ganhador do reconhecido prêmio anual de montanhismo Piolet d'Or, por suas escaladas em Chamlang, no Nepal (2019) e no Gasherbrum I, no Himalaia (2017).

As mensagens de Holecek relatando a situação são replicadas por sua equipe nas redes sociais. Seu texto mais recente no Instagram diz:

"Estamos presos pelo clima (...) A neve está caindo, soprando e nada pode ser visto (...) Deve nevar até sábado. Eu vou enviar mensagens atuais enquanto a bateria [do telefone] durar", escreveu.

De acordo com a Revista Desnível, Holecek compartilhou ontem uma outra mensagem, citando novamente esperanças de uma redenção amanhã.

"A situação não mudou, estamos presos a sete mil metros e não podemos nos mover. Ainda está nevando, o vento está forte e não há visibilidade. Estamos esperando por um milagre que espero chegar no sábado", relatou.

Na segunda-feira (24), Holecek avançou com o colega apenas 150 metros durante um dia todo escalando. Depois, voltaram a armar um acampamento a 50 metros do topo da montanha.

"As avalanches fluem para ambos os lados da nossa barraca, que é o nosso hotel. Estamos cansados como gatinhos, congelados, famintos e sedentos. Deus nos ajude a subir amanhã e a descer", descreveu Holecek.

A dupla alcançou o topo da montanha Baruntse na terça-feira (25), em meio ao tempo ruim. Esta noite será a oitava a qual ele passa com Groh.

Não é possível que os dois desçam de onde estão, pois sem visibilidade isso seria o mesmo que um "suicídio", conforme relata o El País. Mas pelo menos as mensagens do telefone por satélite ajudam que suas famílias não percam a esperança de revê-los com vida.

Segundo a revista Montagnes Magazine, Holecek já tinha escalado com Groh na face leste da montanha Huandoy, no Peru, em 2019. Era a terceira vez que o alpinista ascendia aquele trecho montanhoso.