Topo

Carioca - 2021

Médico reprova público em estádios após polêmica em final do Carioca

Dr Alberto Chebabo reprova volta de público aos estádios brasileiros após polêmica em final do Carioca - Reprodução/SporTV
Dr Alberto Chebabo reprova volta de público aos estádios brasileiros após polêmica em final do Carioca Imagem: Reprodução/SporTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2021 15h30

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, o Dr. Alberto Chebabo reprovou a presença de público nos estádios brasileiros neste momento da pandemia de covid-19.

Em entrevista ao "Seleção SporTV", o médico afirmou que realização de grandes eventos com público só será possível com 40% a 50% da população vacinada. Até o momento, o Brasil vacinou 18,3% de sua população nacional.

O questionamento ocorre após a tentativa de transferência do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, para o Mané Garrinha, em Brasília. A iniciativa de Fla de Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) tinha como objetivo permitir a presença de torcedores na partida deste sábado. Já o Fluminese era contrário à realização do jogo com público.

"A gente realmente não está nesse momento epidemiológico no Brasil. A gente ainda tem uma taxa de transmissão muito eleva no país, taxa de internações em estado grave também muito alta, número de óbitos também bastante elevado. Apesar de virem em queda nas últimas semanas, isso não significa que hoje temos condições de abrir para grandes eventos. A gente está num momento completamente diferente dos países da Europa e EUA, e também com uma vacinação que engatinha no país", afirmou o infectologista.

"A gente precisaria ter pelo menos entorno de 40% a 50% da população vacinada, idealmente, com duas doses, e uma redução importante no número de casos, uma transmissão abaixo de um", completou.

Com portões fechados, o Fla-Flu está marcado para este sábado (22), às 21h05, no Maracanã. O jogo de ida terminou empatado em 1 a 1.