Topo

#TBTdoFutebol: Arrancada espetacular de Adriano deu nó em dois zagueiros

Depois do arranque impressionante, Adriano bate de canhota no golaço pela Inter de Milão
Depois do arranque impressionante, Adriano bate de canhota no golaço pela Inter de Milão
Newpress/Getty Images)

Do UOL, em São Paulo

13/05/2021 04h00

Adriano Imperador é daqueles atacantes que deixaram saudade. O corpanzil, o arranque imparável e a canhota precisa marcaram uma geração inteira, e não é à toa que um de seus gols mais fantásticos reúna todas estas características. O UOL Esporte volta no tempo para 17 de outubro de 2004.

Era outro mundo. Na Palestina, Yasser Arafat estava à beira de sua controversa morte. Na Ásia já havia indícios do surto de gripe aviária que aconteceria em 2005. E também, quando Internazionale e Udinese jogaram em Milão, nós ainda não conhecíamos o jogo GTA San Andreas ou a banda mexicana RBD.

Continua depois da publicidade

Adriano já era um colosso. Havia feito o gol do título da Copa América contra a Argentina, três meses antes, e chegava à partida com 9 gols em 9 jogos na temporada. A coroação do Imperador já tinha rolado na temporada anterior, mas foi nesta 2004-05 que Adriano começou a expandir seu império.

Newpress/Getty Images - Newpress/Getty Images
Imagem: Newpress/Getty Images

A Inter tinha uma legião argentina: Burdisso acabara de chegar, Verón e Cambiasso dominavam o meio, e Julio Cruz era opção no ataque. O time ainda tinha Materazzi, Vieri e Oba Oba Martins. Era mais ou menos esse pessoal que recebia a Udinese naquele domingo de primavera; 60 mil no Giuseppe Meazza.

Continua depois da publicidade

Adriano abriu cedo os trabalhos, após uma falta sofrida por Vieri. Logo aos seis minutos o camisa 10 partiu para a cobrança do meio da rua e aí, bem, é melhor ver com os próprios olhos:

Golaço de falta de Adriano, mas que passou para a história como aperitivo para o prato principal que viria quatro minutos depois. Um escanteio da Udinese sobrou no campo de defesa da Inter, o craque partiu com ela dominada e só parou lá dentro.

O primeiro a tentar contê-lo, o brasileiro Felipe Dal Bello, caiu no círculo central, ficou para trás e deve lembrar do lance até hoje. Depois sobrou para o italiano Valerio Bertotto tentar fazer alguma coisa, mas ele correu tanto para trás que acabou se atrapalhando.

Continua depois da publicidade

No balanço, para lá e para cá, um caído no meio-campo e outro tropeçando na entrada da área. Se liga na íntegra do golaço:

Com dois gols na frente, a Inter pôde administrar como quis o restante do jogo. A Udinese chegou a diminuir no começo do segundo tempo, mas logo em seguida Vieri fechou o placar em 3 a 1 com um toquinho sutil na saída do goleiro. Um domingo todo dos centroavantes.

No fim, a Internazionale teria uma temporada frustrante. Chegou a ficar 38 jogos invicta (sim, 38!), mas cedia empates demais: foram sete seguidos na Série A depois deste jogo fantástico de Adriano. Depois, duas derrotas nas quartas da Champions para o rival Milan —de Dida, Cafu e Kaká e cia.

Continua depois da publicidade
Mike Hewitt/Getty Images - Mike Hewitt/Getty Images
Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Adriano fez dois gols na final da Copa da Itália 2004-05, o primeiro título nacional da Inter em 16 anos. Naquele ano a equipe não venceria a Série A, mas era uma temporada de prelúdio: dali para frente foram quatro títulos seguidos com Adriano.

Felipe Dal Bello joga até hoje. Depois da Udinese ele passou por vários times italianos, até pela própria Inter, e no ano passado reforçou a Manzanese Calcio, da quarta divisão. Mais velho, o italiano Bertotto passou por Siena e Venezia antes de se aposentar em 2009.