Topo

O que o Barcelona precisa para ser campeão espanhol?

Messi levanta a taça da Copa do Rei
Messi levanta a taça da Copa do Rei
MARCELO DEL POZO/REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

11/05/2021 04h00

O Barcelona enfrenta o Levante, hoje às 17h (de Brasília), pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol, no estádio Ciutat de València. O confronto é decisivo para o time comandado por Lionel Messi, e qualquer resultado diferente da vitória pode deixar o Barça fora da briga pelo título.

A situação é delicada...

Continua depois da publicidade

Atualmente, o time dirigido pelo holandês Ronald Koeman ocupa a 3ª colocação da competição, com 75 pontos — atrás apenas de Real Madrid, em 2º com os mesmos 75 pontos, e o Atlético de Madri, que lidera com 77.

É hora de fazer as contas...

A diferença do time catalão para o líder Atleti é de apenas 2 pontos, e, embora pareça pouco, a distância não é tão curta assim. O primeiro critério de desempate no Espanhol é o confronto direto, e o Barça perde nesse quesito tanto para o time de Simeone, quanto para o Real Madrid.

Que situação, hein?

REUTERS/Gonzalo Fuentes - REUTERS/Gonzalo Fuentes
Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

No primeiro turno, o Barcelona perdeu para o Atlético de Madri por 1 a 0, e no returno empatou em 0 a 0. Já contra o time merengue o desempenho é ainda pior: derrota por 3 a 1 no Camp Nou e derrota por 2 a 1 no estádio Alfredo Di Stéfano.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, para ser campeão, o time de Lionel Messi não pode acabar a competição com o mesmo número de pontos que nenhuma das duas equipes. Precisa vencer suas 3 partidas restantes: contra Levante, Celta de Vigo e o Eibar, e torcer para o Real empatar ao menos uma partida e o Atleti perder uma.

A tabela do líder Atleti é um pouco delicada. Nesta rodada encara a Real Sociedad, 5º colocado, e busca confirmar sua vaga direta na Liga Europa. Depois pega o Osasuna em casa, na 12ª posição. E encerra o campeonato contra o Valladolid (17º) e que busca a permanência na elite do futebol espanhol.

Já o Real Madrid joga contra o Granada, 10ª colocado, fora de casa. Depois, também fora, encara o Athletic Bilbao (9º) e que venceu o Atleti por 2 a 1 na 32ª rodada. E encerra a competição jogando em casa, contra o Villareal (6º) e que foi semifinalista da Liga Europa desta temporada.

Será que o Barcelona chegará ao seu 27º título do Campeonato Espanhol?

Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução