Topo

#TBTdoFutebol: O dia em que Denílson deixou Puyol estatelado no gramado

Toda a elasticidade de Carles Puyol, que pulou COMO UM GATO mas não alcançou nada
Toda a elasticidade de Carles Puyol, que pulou COMO UM GATO mas não alcançou nada
Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/05/2021 04h00

Denílson dispara, e Puyol chega para o combate. Na hora do bote, um toque de letra pega o espanhol de surpresa e o manda direto para o chão, estatelado, tentando pelo menos agarrar a bola com as mãos, mas nem isso... O UOL Esporte volta no tempo para o Betis x Barcelona de 9 de março de 2002.

Foi o ano da primeira edição do Big Brother Brasil, aquela do Kleber Bambam, que passava depois de "O Clone". No cinema, era o auge da franquia Senhor dos Anéis; na música, estávamos prestes a conhecer o grupo Rouge. E no futebol, o campeão brasileiro era o Athletico e a seleção ainda era Tetra.

Continua depois da publicidade

Aos 24 anos, Denílson vivia sua quarta temporada no Betis. Ele ainda era o jogador mais caro a ser vendido por um clube brasileiro (32 milhões de dólares, valor superado apenas em 2012), mas no Betis as coisas não funcionavam bem...

O time chegou a ser rebaixado, e o jogador, emprestado ao Flamengo para um Brasileirão. Agora que o Betis havia subido de volta à Liga, Denílson era uma das principais esperanças, inclusive tentando confirmar seu lugar na Copa do Mundo que seria meses depois.

Firo Foto/Getty Images - Firo Foto/Getty Images
Imagem: Firo Foto/Getty Images

Denílson, aliás, poderia muito bem estar do outro lado neste Betis x Barcelona. Anos antes, o São Paulo chegou a acertar sua venda para o Barça, mas o Betis apareceu de última hora oferecendo muito mais e o levou. Se a história fosse outra, o brasileiro teria sido companheiro de Puyol, não algoz.

Continua depois da publicidade
Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Fosse como fosse, os dois times faziam ali um jogo de igual para igual, ambos buscando vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte. Jogando em casa, o Betis saiu na frente aos 3 minutos e depois disso recuou para só contra-atacar na boa.

Denílson pegou pouco na bola nesses primeiros minutos, mas sempre marcado por Puyol. Ele fez uma falta dura em Puyol, tentou um chute cruzado que passou perto e depois levou a melhor em uma disputa na linha de fundo, mas o cruzamento não deu em nada.

Aí, aos 19 minutos, o drible fantástico. A zaga do Betis afastou um escanteio de Rivaldo, e a bola sobrou para Denílson no contra-ataque. Quando Puyol tentou fechar a porta, seu mundo desabou?

Continua depois da publicidade

Atenção, o replay a seguir pode te dar pesadelos (mas só se você for Carles Puyol):

ai, ai, ai...

Continua depois da publicidade

É pena que o lance não deu em nada... Depois de limpar o contra-ataque, Denílson chega a ter três opções de passe mas demora alguns segundos a mais e, quando toca, todo o mundo já está impedido —um oferecimento do volante Thiago Motta, que acertou o tempo certinho de adiantar dois passos.

No segundo tempo, durante o duelo ferrenho que Denílson e Puyol travavam e após ambos tomarem cartão amarelo, o brasileiro tentou dobrar a vergonha do espanhol com mais um drible. Foi por pouco...

Denílson não teve lá uma grande atuação: infernizou Puyol, sim, mas sofreu mais faltas do que criou perigo. No fim, ele e o espanhol tiveram nota 2 (de 5 possíveis) no Mundo Deportivo. Disputa "das mais interessantes do jogo", segundo o jornal catalão, ainda que não tenha impactado no placar.

Continua depois da publicidade
Denílson esteve empenhado em mostrar ao mundo que alguém é, sim, capaz de fazer Puyol sentar no gramado.
?Lobo? Carrasco, ex-jogador e colunista do Mundo Deportivo.

O Betis venceu por 2 a 1 e no fim das contas terminou aquela Liga na sexta posição. Jogou a Liga Europa 2002-03 sem passar da terceira fase, mas poderia muito bem ter sido a Liga dos Campeões não fossem os cinco tropeços seguidos após vencer o Barcelona.

Denílson manteve seu lugar na seleção brasileira e foi peça importante na campanha do Penta, meses depois. Ainda ganhou a Copa do Rei de 2005 com o Betis, passou por mais três países, defendeu o Palmeiras em 2008 e ainda rodou um pouco mais até se aposentar na Grécia.

Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Puyol, por sua vez, virou zagueiro com Frank Rijkaard em 2003 e se tornou um dos melhores da posição. Ele seria tricampeão da Champions League e hexacampeão espanhol em 15 anos de Barça, além de vencer a Copa do Mundo de 2010 com a Espanha.