Topo

Todo dia, 226 km: a rotina sobre-humana do cara mais resistente do mundo

James Lawrence, o "Iron Cowboy", durante sequência de 100 Ironman seguidos em 100 dias
James Lawrence, o "Iron Cowboy", durante sequência de 100 Ironman seguidos em 100 dias
Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

05/05/2021 04h00

Antes de você acordar, um triatleta canadense já fez 3,8 km de natação para abrir o dia. Durante seu almoço, ele está terminando 180 km de bicicleta. E já no final da tarde, o cara fecha mais 42,195 km de corrida. Abaixo, o UOL Esporte te apresenta a rotina do homem mais resistente do mundo.

James Lawrence é um maluco. Um superatleta que se acostumou a bater recordes nas provas mais duras do triatlo, e por isso mesmo um maluco. Atualmente, aos 45 anos, ele tenta fazer 100 Ironman seguidos, em 100 dias, sem folga. Só de falar já dá canseira.

Continua depois da publicidade

O Ironman, caso você não saiba, é uma das competições de triatlo mais antigas do mundo. E das mais exigentes também. Totaliza 226 quilômetros e é quase cinco vezes mais longa do que o triatlo olímpico. Pois James tem feito isso todo dia.

James Lawrence não decidiu adotar esta rotina do nada. Ele já está no livro de recordes do Guinness por fazer 50 Ironman seguidos, em 50 dias (cada um em um estado dos EUA), em 2015. Sua vida "redefine o impossível", como ele gosta de dizer.

Para os 100 Ironman, James acorda por volta das 4h da manhã para o café e a preparação. Após 1h30 de natação, ele descansa por 15 minutos antes de começar as quase 7 horas de ciclismo. De tarde, mais meia hora de respiro antes de fechar o dia com 5 horas em maratona.

Continua depois da publicidade

Todo o caminho é feito na cidade ou nos arredores de Utah, nos EUA, onde ele mora. Mas o dia não termina nos 226 km, pois James passa boa tarde da noite tratando alguma lesão menor que sofre quase todos os dias.

Toda a família de James está voltada para a sequência sobre-humana. A mulher lhe dá força, um tio corre junto, uma das filhas cuida das redes sociais... O estafe completo tem 17 pessoas. Até amigos e desconhecidos correm e pedalam com ele, e assim o superatleta tem companhia quase todo dia.

Só que os 100 dias seguidos de Ironman têm seus custos. Se liga como estavam os pés de James depois de "apenas" 18 dias. Imagina depois do 100º...

Continua depois da publicidade

E se cair de bicicleta, sofrer queimaduras de sol (ou da neve) ou torcer um tornozelo? Bom, tudo isso já aconteceu. E a sequência não parou.

James Lawrence já passou dos 60 dias seguidos de Ironman, portanto, entra agora no terço final da sequência — este já é um novo recorde, afinal acima daqueles 50 que estão no Guinness. Se ele conseguir vencer esta reta final, os 100 dias terminam em 9 de junho.