Topo

Mourinho chega ao 10º clube na carreira. O que ele já conquistou na Europa?

O técnico José Mourinho foi mais um a marcar presença no evento "The Best", da Fifa
O técnico José Mourinho foi mais um a marcar presença no evento "The Best", da Fifa
Claudio Villa/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

05/05/2021 04h00

De forma surpreendente, a Roma anunciou que José Mourinho será o treinador da equipe na temporada 2021/22. O contrato do português com o time italiano vai até 30 junho de 2024.

Continua depois da publicidade

O trabalho anterior do "Special One" foi comandando o Tottenham. O português levou os Spurs até a final da Copa da Liga Inglesa, mas foi derrotado pelo Manchester City por 1 a 0. O time de Londres ocupa a 6ª posição do Campeonato Inglês e ainda sonha com uma vaga na próxima Liga dos Campões.

Ele é superestimado? O que Mourinho já ganhou no futebol europeu?

Mourinho começou sua carreira como técnico em 2000, mas teve maior destaque em 2002, quando assumiu o Porto. Sob o comando dos Dragões, o treinador conquistou dois Campeonatos Portugueses, uma Supertaça de Portugal, uma Taça de Portugal, uma Copa da Uefa e a Liga dos Campeões de 2003/04.

Após o bom trabalho no futebol português, o comandante chegou ao Chelsea e teve duas passagens por lá (2004-2007 e 2013-2015). Nesses períodos ele venceu três Campeonatos Inglês, três Copas da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra.

Continua depois da publicidade

No fim de 2007, Mourinho foi demitido do Chelsea e no meio de 2008 assumiu a Inter de Milão — onde voltaria a conquistar a Liga dos Campeões. No comando do clube nerazzurri, o português venceu dois Campeonatos Italiano, uma Copa da Itália, uma Supercopa Italiana e a Champions da temporada 2009/10.

Seu trabalho à frente da Inter o credenciou a assumir o Real Madrid — onde travou batalhas épicas contra o Barcelona de Pep Guardiola. No time merengue foram apenas três títulos: um Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha.

As últimas conquistas de Mourinho como treinador foram na temporada 2016/17, com o Manchester United. Com os Red Devils, Mourinho conquistou uma Supercopa da Inglaterra, uma Copa da Liga Inglesa e uma Liga Europa.

Tá bom ou quer mais? Acredita em um bom trabalho de Mourinho na Roma?

Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images - Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images
Imagem: Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images