Topo

Caos na Índia: covid-19 paralisa uma das ligas mais valiosas do mundo

Troféu da IPL (Indian Premier League), torneio de críquete da Índia que foi adiado - Reprodução/Twitter
Troféu da IPL (Indian Premier League), torneio de críquete da Índia que foi adiado Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 09h10

Em meio à disparada de casos e mortes de covid-19, as autoridades da Índia paralisaram hoje a IPL (Indian Premier League), competição de críquete que é, segundo a Forbes, a 6ª liga esportiva mais valiosa do mundo.

De acordo com a organização, a decisão de adiar a atual temporada foi tomada por unanimidade após uma reunião emergencial. O críquete é disparadamente o esporte mais popular do país e reúne os principais jogadores do mundo.

A competição vinha sendo disputada com uma rigorosa bolha de controle contra o coronavírus, mas o caos nos hospitais do país serviu como justificativa para a suspensão do torneio - há falta de oxigênio em diversas regiões da Índia.

"O BCCI (Conselho de Controle do Críquete na Índia) não quer comprometer a segurança dos jogadores, equipe de apoio e demais participantes envolvidos na organização da IPL. Esta decisão foi tomada tendo em consideração a segurança, saúde e bem-estar de todas as partes interessadas", inicia o comunicado da liga.

"Estes são tempos difíceis, especialmente na Índia e, embora tenhamos tentado trazer um pouco de positividade e alegria, é imperativo que o torneio seja suspenso e todos voltem para suas famílias e entes queridos nestes tempos difíceis", prosseguiu.

Boria Majumdar, jornalista especializada em críquete, a suspensão pode trazer uma série de prejuízos ao país.

"Há todo um ecossistema que o IPL sustenta, fornecendo meios de subsistência para alguns milhões de indianos, se não mais. Estamos falando de um enorme sistema econômico aqui. Ao paralisar a IPL, o que você faz? Mergulha-se a nação em mais escuridão, com mais dívidas e mais pandemia", disse ela à CNN.