Topo

Pan, MMA e surfe: o que ex-BBBs Zulu e Chumbo fizeram antes do "No Limite"

Lucas Chumbo foi campeão de ondas gigantes após sair do BBB - Reprodução/Instagram
Lucas Chumbo foi campeão de ondas gigantes após sair do BBB Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

26/04/2021 10h59

A passagem de Lucas Chumbo pelo "BBB 20" ficou mais marcada pelos constantes elogios feitos por Babu Santana do que a participação do surfista em si. Indicado pela casa ao paredão, o surfista acabou eliminado na primeira semana com 75,54% dos votos, em uma disputa com Bianca Andrade, a "Boca Rosa". Um ano depois da rápida passagem pelo confinamento, ele foi confirmado como um dos participantes da nova edição de "No Limite", que estreia em maio na Globo.

Lucas Chumbo ergue troféu com Kai Lenny após título por equipes em Nazaré, em Portugal - WSL / Poullenot - WSL / Poullenot
Lucas Chumbo ergue troféu com Kai Lenny após título por equipes em Nazaré, em Portugal
Imagem: WSL / Poullenot

Entre a saída da "casa mais viajada do país" e o isolamento em uma ilha, Chumbo se destacou em ondas gigantes, que sempre foram sua especialidade. Assim que saiu do BBB, o surfista foi campeão, ao lado do havaiano Kai Lenny, da Nazaré Tow Surfing Challenge, em Nazaré, em Portugal. No mês seguinte, ele surfou uma onda de 17,6m de altura, também na cidade portuguesa, no evento "Gigantes de Nazaré", exibido pelo Esporte Espetacular.

Chumbo ainda espera as medições oficiais da Liga Mundial de Surfe (WSL) para saber se bateu o recorde mundial de maior onda surfada. A marca histórica pertence a Rodrigo Koxa, que surfou uma onda de 24,4m. O resultado deve sair ainda no primeiro semestre deste ano.

Marcelo Zulu esteve no Pan e lutou MMA

Marcelo Gomes, o Zulu, lamenta derrota logo na estreia da luta greco-romana contra o colombiano Cristian Mosquera - Luis Pires/VIPCOMM - Luis Pires/VIPCOMM
Imagem: Luis Pires/VIPCOMM

O nome de Marcelo Zulu é familiar para quem acompanha o BBB desde suas primeiras edições. O carioca participou da quarta edição do reality show, vencido por Cida, em 2004, e foi o sétimo eliminado na ocasião. Assim como Chumbo, ele foi para o paredão por receber mais votos dos participantes da casa. Zulu acabou eliminado com 80% dos votos, na disputa contra Solange.

Entre os 17 anos de BBB e No Limite, Marcelo Zulu esteve bastante envolvido com o mundo esportivo. Atleta de luta greco-romana desde antes da participação no reality show, o carioca representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Ele acabou terminando na oitava colocação. Quatro anos mais tarde, disputou a edição de Guadalajara, mas também não conseguiu subir ao pódio.

Zulu ainda fez oito lutas de MMA em eventos menores do Brasil, entre 2006 e 2010, com sete vitórias e apenas uma derrota. Ele subiu pela última vez em um ringue em outubro de 2010, quando venceu Brian Green, por decisão unânime dos jurados.

Em entrevista ao UOL Esporte em 2013, Zulu afirmou que já teve que provar que era lutador de verdade, já que as pessoas só o reconheciam pela participação no BBB. "E o interessante é que o pessoal na rua, para, olha na minha cara e fala: 'quem é esse cara?'. Ficam me olhando, olhando, olhando...falam 'te conheço, né?'. Eu falo que sou atleta, apareço em programa esportivo, e o cara fica rindo. Uns já sabem e falam 'você é aquele cara do BBB'. Depois de 2007 [Pan do Rio], o pessoal começou a me reconhecer como lutador, foi uma inversão muito grande", explicou.