Topo

Noriega critica doação de vacinas para Conmebol: 'Notícia assustadora'

Maurício Noriega, comentarista do Grupo Globo - Reprodução/SporTV
Maurício Noriega, comentarista do Grupo Globo Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

13/04/2021 14h04

A Conmebol anunciou nesta terça-feira que receberá a doação de 50 mil doses de vacina contra a covid-19 por parte da empresa chinesa Sinovac. O objetivo da entidade é imunizar atletas das principais competições masculinas e femininas da América do Sul, como a Libertadores, Sul-Americana e Copa América.

Comentarista do Grupo Globo, Maurício Noriega não poupou críticas ao acordo firmado entre Conmebol e a farmacêutica Sinovac.

"Essa decisão de doar vacina para Conmebol é algo muito polêmico na minha visão. Qual é a razão que se faz doação para essa entidade e não se faz para os governos dos países que disputam as competições do Conmebol? Por que que o jogador de futebol é mais importante que qualquer outro trabalhador? Infelizmente isso vai acontecer cada vez por conta da omissão dos governos, a falta de ação dos governos pela busca pelas vacinas, no incentivo à pesquisa", disse Noriega.

O comentarista afirmou que o momento não é de privilégios e se mostrou incomodado com a distribuição de vacinas para jogadores de futebol.

"Acho lamentável que isso esteja acontecendo. Não vejo o jogador de futebol como prioridade alguma e me causa muita estranheza uma doação a uma entidade que controla o esporte, e não para um governo que possa distribuir para grupos prioritários dentro da sociedade. É uma notícia assustadora", completou.

De acordo com o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, a chegada das vacinas é um importante feito para o futebol do continente, mas não se pode perder a responsabilidade em relação à pandemia.

"É a melhor notícia que a família do futebol sul-americano pode receber, à qual devemos nossos melhores esforços na Conmebol. Este é um grande passo para derrotar a pandemia covid-19, mas de forma alguma significa que estamos baixando a guarda. Vamos manter o nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir os nossos torneios com tranquilidade e sem alterar os formatos", afirmou.

No comunicado emitido pela Conmebol, ainda há um agradecimento a autoridades do Uruguai, como o Presidente do país, Luis Lacalle Pou, e o Embaixador na China, Fernando Lugris, responsáveis pela parceria com a Sinovac.