Topo

Athletic foi 30º clube da carreira de Loco Abreu; relembre os principais

Loco Abreu, atacante do Athletic
Loco Abreu, atacante do Athletic
Divulgação/Site oficial do Athletic

22/03/2021 04h00

Durou 39 dias a passagem do centroavante pelo Athletic, clube de São João del Rey (MG). Sem marcar gols, ele vai voltar o Uruguai para se despedir do futebol aos 43 anos de idade.

Divulgação/Athletic Club - Divulgação/Athletic Club
Imagem: Divulgação/Athletic Club

O Botafogo foi o clube brasileiro em que Loco Abreu teve maior sucesso. Foram 63 gols em 105 partidas entre 2010 e 2012. Ele é o segundo maior artilheiro estrangeiro do Glorioso.

Buda Mendes/LatinContent via Getty Images - Buda Mendes/LatinContent via Getty Images
Imagem: Buda Mendes/LatinContent via Getty Images
Continua depois da publicidade

Entre seus gols pelo Botafogo, um teve sua especialidade: a cavadinha em um pênalti. Ele superou o goleiro Bruno, garantindo a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo.

O Grêmio foi o primeiro clube brasileiro em que Loco Abreu atuou. Ele foi contratado em 1998. No entanto, sua passagem foi apagada, com apenas sete jogos e um gol marcado.

Em seu país, Loco Abreu teve oportunidade de atuar pelo seu time de coração: o Nacional. Foram quatro passagens entre 2001 e 2016. Ele sagrou-se campeão uruguaio em 2001 e 2005.

Na Argentina, os grandes momentos de Loco Abreu aconteceram no San Lorenzo. Ele atuou pelo time de Almagro no início de carreira, entre 1996 e 1998 e entre 2000 e 2001.

No River Plate, o centroavante uruguaio também deixou sua marca, sagrando-se campeão do Torneio Apertura de 2008.

Continua depois da publicidade

O sucesso de Abreu também chegou ao México. Ele atuou pelo Cruz Azul entre 2001 e 2003, tendo sua melhor média de gols, com 40 marcados em 45 jogos. Ele deixou o clube sem título.

Depois que deixou o Botafogo, Loco Abreu teve uma passagem curta pelo Figueirense e voltou a atuar na capital do Rio de Janeiro. O Bangu foi sua casa durante dez jogos em 2017.

Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Entre tantos clubes, Loco Abreu também deu as caras em El Salvador. Em 2016, ele defendeu o Santa Tecla, tornando-se também o técnico da equipe. E levou o time ao título nacional.

Outra experiência como jogador e técnico de Loco Abreu aconteceu no Uruguai. Ele defendeu o Boston River entre 2019 e 2020, com quatro gols marcados e 33 partidas.

O momento mais famoso de Loco Abreu aconteceu nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, com gol decisivo de cavadinha pela seleção uruguaia.

Continua depois da publicidade

Além do feito ousado na disputa por pênaltis na Copa do Mundo, Loco Abreu teve outros feitos com a camisa da seleção uruguaia. Ele sagrou-se campeão da Copa América de 2011.

Buda Mendes/LatinContent via Getty Images - Buda Mendes/LatinContent via Getty Images
Imagem: Buda Mendes/LatinContent via Getty Images