Topo

Ex-NBA que ficou paraplégico: filme com Chuck Norris e 3º mais alto da liga

22.mai.2013 - Shawn Bradley vestindo a camisa do Dallas Mavericks
22.mai.2013 - Shawn Bradley vestindo a camisa do Dallas Mavericks
Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 04h00

Uma notícia triste abalou o mundo do basquete na última quarta-feira (17). O ex-pivô da NBA Shawn Bradley ficou paraplégico após um acidente de trânsito. Ele foi atropelado em 20 de janeiro de 2021 enquanto andava de bicicleta a apenas um quarteirão de sua casa, em St. George, Utah.

O acidente causou uma lesão traumática da medula espinhal que o deixou paralisado (...) Bradley passou as últimas 8 semanas hospitalizado e em reabilitação."

comunicado emitido pelo Dallas Mavericks
Continua depois da publicidade

Os fãs de basquete certamente devem se lembrar de Shawn Bradley. Com incríveis 2,29 m de altura, o alemão é o terceiro jogador mais alto a ter atuado na NBA e se tornou figura icônica nas quadras.

Sporting News via Getty Images - Sporting News via Getty Images
Imagem: Sporting News via Getty Images

A altura é tamanha que Bradley chegou a ser estudado por uma equipe da Brigham Young University. Os cientistas não observaram nenhuma mutação rara ou disfunção para explicar a estatura do alemão. Basicamente, ele apenas tirou a sorte grande. Literalmente.

Voltando ao basquete: Bradley chegou à NBA após ter sido a 2ª escolha do Draft de 1993. Nada mal, né?

Continua depois da publicidade
Draft - NBAE via Getty Images - NBAE via Getty Images
Shawn Bradley foi a segunda escolha do Draft de 1993 da NBA
Imagem: NBAE via Getty Images

Uma curiosidade: antes de ingressar na liga, ele ficou dois anos afastado do esporte para realizar um trabalho missionário na Austrália. O ex-pivô é membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Aliás, Bradley continuou empenhado em ajudar as pessoas fora das quadras em seu período na liga. Na temporada 2000-01, o alemão doou 25 dólares para cada bloqueio (sua especialidade) que conseguiu no campeonato. Ele teve média de 2,8 blocks por jogo naquela edição.

NBAE via Getty Images - NBAE via Getty Images
Imagem: NBAE via Getty Images

E mesmo quem não acompanha tanto assim a NBA já deve ter visto Shawn Bradley. Na quadra ou no cinema. O alemão fez parte do elenco de "Space Jam" e foi um dos jogadores que teve as habilidades roubadas pelos monstrinhos. Graças a Michael Jordan, Pernalonga e cia., no final deu tudo certo.

Continua depois da publicidade

"Space Jam" não foi a única ponta do ex-pivô nas telas. Em 2000, ele apareceu em um episódio de "Walker, Texas Ranger", série norte-americana estrelada por ninguém menos que Chuck Norris.

Apesar de seu rendimento em quadra não chamar tanta atenção quanto os seus 2,29 m de altura, Bradley passou 12 anos na liga —ele jogou por Philadelphia 76ers, New Jersey Nets e Dallas Mavericks.

Shawn - NBAE via Getty Images - NBAE via Getty Images
Shawn Bradley em ação pelo Philadelphia 76ers, em 1994
Imagem: NBAE via Getty Images
Continua depois da publicidade

Em 2014, Shawn Bradley ganhou um documentário chamado "Posterized" na série "30 for 30", da ESPN americana. O enredo, porém, não foi lá dos mais favoráveis para o alemão.

Explicação: "Posterized" é uma expressão do basquete usada quando um jogador vê outro realizar uma enterrada (normalmente uma bem impressionante) em cima dele. É, em português, algo como "saiu no pôster".

O ex-pivô da NBA Shawn Bradley é mais lembrado por duas coisas --ser um dos jogadores mais altos que já atuou na NBA e por estar no lado errado de muitas enterradas excelentes."
descrição do documentário "Posterized", da ESPN americana

Aliás, ele era uma das vítimas favoritas de Shaquille O'Neal.

Continua depois da publicidade

Mesmo em seus tempos de NBA, Shawn Bradley se manteve fiel à religião. Em uma ocasião, ele chegou a ser multado em 10 mil dólares por não ter comparecido a uma reunião com jogadores de equipe. Acontece que o encontro foi em um clube de strip e o pivô se recusou a ir.

Em 12 anos de NBA, Shawn Bradley teve média de 8,1 pontos, 6,3 rebotes e 0,7 assistência por jogo. Ele entrou em quadra 832 vezes.

SHawn - NBAE via Getty Images - NBAE via Getty Images
Shawn Bradley, em partida pelo New Jersey Nets
Imagem: NBAE via Getty Images
Continua depois da publicidade

Em 2010, o ex-pivô tentou entrar para a política. Ele disputou uma vaga na Câmara dos Representantes de Utah, mas acabou perdendo.

Já aposentado, em 2019, o ex-pivô deu uma entrevista ao site "TMZ" e disse que andava muito ocupado desde que deixou o basquete com "uma vida nova e uma família nova" criando cinco adolescentes.