Topo

Milton Neves foi avisado de desvio milionário, mas acreditou em funcionário

Divulgação
Imagem: Divulgação

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

13/03/2021 04h00

O apresentador da Band e blogueiro do UOL Milton Neves recebeu pelo WhatsApp uma denúncia anônima informando que estava sofrendo um golpe milionário de Evandro Cesar Cesarino Ribeiro, um dos seus funcionários de confiança. Milton confrontou o funcionário, que negou as acusações. O apresentador acreditou nele e deletou as mensagens. Quando Ribeiro foi demitido no ano passado por contenção de despesas, um outro envolvido decidiu revelar todo o esquema.

O caso foi tornado público ontem. A polícia investiga um desvio de R$ 2,5 milhões das contas de Milton Neves nos últimos cinco anos, mas o valor pode ser até cinco vezes maior.

Entenda o caso

Ribeiro era funcionário de Milton Neves há mais de duas décadas. Ele trabalhava como gerente na empresa de publicidade Terceiro Tempo e teria sido o mentor do esquema de superfaturamento de serviços e falsificação de cheques que atingiu o apresentador e durou por mais de cinco anos.

Quando recebeu a denúncia por WhatsApp, Milton Neves chamou Evandro para conversar. O funcionário negou qualquer irregularidade. O apresentador acreditou e deletou as mensagens que havia recebido.

O caso começou a ser desvendado apenas no ano passado. O esquema que seria comandado por Evandro também contava com a participação de um motoboy e um auxiliar de escritório. Os dois denunciaram o que estava acontecendo e confessaram participação no crime.

A reportagem apurou que o grosso do desvio acontecia por meio de notas fiscais superfaturadas. O motoboy prestava serviços para a empresa de Milton Neves, Evandro emitia uma nota fiscal com um valor acima do correto e ficava com o excedente. A operação se repetia com outras empresas.

Evandro foi indiciado pela Polícia Civil em 29 de janeiro por furto qualificado, abuso de confiança e concurso de agentes. Ele teve a quebra de seu sigilo bancário decretada. Desde então, o caso ocorre em segredo de Justiça.

O que diz Milton Neves

"O que tinha a dizer eu declarei nos autos na 78ª DP (Delegacia de Polícia) de SP e na delegacia de Muzambinho. O caso agora está nas mãos dos sérios Poder Judiciário e Ministério Público", disse Milton Neves ao UOL Esporte.

Sergei Cobra Arbex, advogado de Milton Neves no caso, afirmou ao UOL Esporte que o apresentador não espera recuperar o dinheiro perdido. "O interesse do Milton Neves no caso não é monetário. Ele só quer que a justiça seja feita. O caso agora está nas mãos do Ministério Público, que fará a avaliação do caso e decidirá sobre os fatos".

O que diz a defesa de Ribeiro

Em nota enviada ao UOL Esporte, o advogado de Ribeiro, Carlos Alberto Cruz, classificou como "infame" a acusação do jornalista.

"A história contada nesta infame denúncia vem perdendo força a cada instante. Cabe esclarecer que o Sr. Evandro foi um funcionário dedicado durante mais de duas décadas e sempre trabalhou para o Sr. Milton Neves com honestidade e dedicação", disse a defesa.

"O Sr. Milton Neves não só sabia dos pagamentos efetuados à empresa de Evandro como foi dele a ideia que ele administrasse seus imóveis, pagando a ele o mesmo que pagava à antiga administradora. Além disso, [Ribeiro] cuidava de toda a parte administrativa da empresa e vida pessoal do Sr. Milton Neves e, para este fim, recebia o seu salário registrado como funcionário", acrescentou.

Por fim, a defesa de Ribeiro declarou que "sobre os valores que o Sr. Milton Neves alega ter sido furtado, cabe a ele provar agora em juízo as suas alegações".