Topo

Edu Dracena diz que Palmeiras é "o time a ser batido" após títulos

Edu Dracena, assessor técnico do Palmeiras, em entrevista ao "Seleção SporTV" - Reprodução / SporTV
Edu Dracena, assessor técnico do Palmeiras, em entrevista ao 'Seleção SporTV' Imagem: Reprodução / SporTV

Do UOL, em São Paulo

09/03/2021 16h27

Após a conquista da Libertadores pelo Palmeiras em 2020, Edu Dracena se tornou o primeiro na história a ser campeão da competição continental como capitão enquanto jogador e como dirigente. O ex-jogador do Palmeiras desempenha a função de assessor técnico na diretoria alviverde e foi o convidado da edição de hoje do 'Seleção Sportv'.

Dracena falou sobre a campanha vitoriosa do Palmeiras na última temporada, deu detalhes da divisão de tarefas da comissão técnica de Abel Ferreira e elogiou o trabalho do treinador português.

"O nosso grande desafio agora é manter esse padrão de qualidade. A bola da vez é o Palmeiras. Todos os times vão se preparar muito para ganhar do Palmeiras. Hoje é o time a ser batido. A gente entende isso e sabemos dessa realidade, mas acredito muito no trabalho que estamos realizando. Temos que ficar muito atento com qualquer desvio de foco para que a gente não seja surpreendido. Eu aprendi uma coisa no futebol. Não dá para viver do passado de títulos, temos que ter a mentalidade de querer mais sempre", disse Edu Dracena.

O ex-jogador do Verdão elogiou a forma como o treinador Abel Ferreira conduz o trabalho e revelou como a equipe assimilou as ideias do treinador.

"O Abel Ferreira é um cara muito estudioso e está alinhado com a modernidade do jogo. É um cara que vive e respira o futebol. Ele se prepara muito para o trabalho, não que os outros não façam isso, mas a gente percebe que ele traz algo a mais no sentido da preparação. Acho que o Abel deu sequência ao que o Andrey Lopes estava fazendo nesse intervalo e aos poucos colocou a filosofia de trabalho e os jogadores entenderam e compraram a ideia do Abel. Muitas vezes, os atletas não reproduzem o que o treinador deseja. Ele conseguiu convencer os atletas com muita facilidade", comentou.

Dracena também explicou como é feita a divisão de tarefas entre os auxiliares de Abel Ferreira e revelou particularidades do trabalho da comissão técnica.

"Para o Abel, eles não são auxiliares. São treinadores como ele. Então, ele tem um que dá o treino específico de defesa, outro que treina as jogadas ofensivas e outro treinador que é responsável pela parte técnica. Além de outro profissional que coordena a análise de desempenho. O Palmeiras tem o departamento de análise de desempenho, mas esse profissional que veio junto com o Abel é o principal responsável por essa análise e passa os conceitos para o pessoal do departamento. É tudo setorizado. Eles chegam muito cedo no clube e ficam horas fazendo reuniões antes e depois dos treinos. O Abel não gosta que ninguém da diretoria se envolva nessas reuniões. É assunto exclusivamente deles", completou.

O Palmeiras volta a jogar pelo Campeonato Paulista na próxima quinta-feira, às 19h. A equipe enfrenta o São Caetano, no Allianz Parque, ainda com time alternativo já que a maioria do elenco ganhou folga após o término da última temporada.