Topo

Renata Ruel diz que pênalti para o SPFC foi 'mais absurdo do Brasileiro'

Renata Ruel, comentarista de arbitragem dos canais ESPN - Reprodução/ESPN Brasil
Renata Ruel, comentarista de arbitragem dos canais ESPN Imagem: Reprodução/ESPN Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/02/2021 11h24

Na vitória do Botafogo sobre o São Paulo por 1 a 0, ontem, pelo Campeonato Brasileiro, um pênalti marcado a favor do time paulista - e desperdiçado por Luciano - gerou bastante polêmica. Na opinião de Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN Brasil, a marcação desta penalidade máxima foi o erro mais absurdo de toda a competição nacional.

Renata Ruel argumentou que não houve nenhum tipo de contato faltoso que justificasse a marcação do pênalti e que, além do erro do árbitro de campo - Bráulio da Silva Machado -, toda a equipe de arbitragem tem que ser responsabilizada, incluindo VAR e assistentes por não darem a chance de reparação.

"O pênalti marcado para o São Paulo foi um erro claro e óbvio, como diz o protocolo do VAR. Nem o braço em cima nem o contato embaixo derrubam o jogador do São Paulo. Não tem nada de faltoso no lance", disse a comentarista em participação no SportSCenter, da ESPN Brasil, hoje.

"Até o pipoqueiro viu que não foi pênalti. Já é um absurdo o árbitro de campo marcar. E, segundo, por que o VAR não chamou? Só se eles têm uma imagem que ninguém sabe ou se não estava funcionando de novo. A equipe de arbitragem dentro de campo também poderia ter avisado. É o erro mais absurdo do Campeonato Brasileiro", completou.

Situação no Brasileirão

A vitória não mudou praticamente nada para o Botafogo, que já está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Lanterna da competição, o time alvinegro chegou a 27 pontos. O São Paulo, com 63 pontos, foi ultrapassado pelo Atlético-MG e agora é o quarto colocado da competição.