Topo

Atleta campeão brasileiro morre em acidente no PR: 'Sonhava com Olimpíada'

João Vitor Schmiguel era campeão brasileiro SUB-17, em levantamento de peso - Arquivo Pessoal
João Vitor Schmiguel era campeão brasileiro SUB-17, em levantamento de peso Imagem: Arquivo Pessoal

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis (SC)

22/02/2021 15h20

Considerado uma promessa no levantamento de peso olímpico, o jovem João Vitor Schimiguel, de 20 anos, perdeu a vida em um acidente de trânsito no perímetro urbano da BR-376, em Ponta Grossa, no Paraná. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), um caminhão colidiu com a moto que o atleta pilotava. O motorista não prestou socorro e ainda é procurado pela corporação.

O acidente, que ocorreu na noite de sexta-feira (19), acabou tirando da família a chance de ver um parente disputando uma Olimpíada, competição que era colocada como principal objetivo do atleta de 20 anos, campeão brasileiro de levantamento de peso SUB-17, na categoria até 50 quilos, em 2017. Ele ainda enfileirou, na mesma categoria, quatro paranaenses, entre 2016 e 2019.

João também era estudante de agronomia na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), mas a paixão pelo esporte pulsava mais forte, conta a família.

"Ele vivia o esporte desde criança. Como todo atleta, tinha como grande sonho disputar uma Olimpíada, além de pretender ser professor de educação física, fazendo outra faculdade, após terminar de se formar em agronomia. A família ainda está sem acreditar no que aconteceu", comentou ao UOL o irmão, Cassiano Schmiguel.

A CBLP (Confederação Brasileira de Levantamento de Peso) lamentou a morte do atleta por meio de nota de pesar em seu site. Segundo a entidade, João Vitor estava prestes a estrear na categoria adulto da modalidade, no campeonato de 2021.

Em 2019, João conquistou o terceiro lugar no brasileiro SUB-20, na categoria até 61 quilos.

João Vitor Schmiguel colidiu com caminhão, em Ponta Grossa (PR) - Divulgação/PRF - Divulgação/PRF
João Vitor Schmiguel colidiu com caminhão, em Ponta Grossa (PR)
Imagem: Divulgação/PRF

A UEPG também lamentou, em nota, a morte do aluno, desejando "os mais sinceros sentimentos à família e aos colegas pela perda inestimável".

Motorista fugiu sem prestar socorro, diz PRF

De acordo com o relatório da PRF, o acidente que tirou a vida de João Schmiguel aconteceu por volta das 20h, no quilômetro 491 da BR-376, no perímetro urbano da Avenida Presidente Kennedy, em Ponta Grossa.

João pilotava uma motocicleta Honda, modelo CB300. A família diz que testemunhas viram um carro fechando o atleta, que, ao desviar do veículo, acabou sendo atingido por um caminhão que seguia na direção contrária.

O caminhoneiro não parou para prestar socorro e ainda está sem identificação. João morreu ainda no local do acidente.

A Polícia Civil informou ao UOL que ainda não recebeu o relatório da PRF ou teve registro de boletim de ocorrências para abrir eventual inquérito para investigar a morte no trânsito.