Topo

Jogador de time LGBT de rúgbi é encontrado morto aos 22 anos

Alan Joel Calabrese, jogador de time LGBT de rúgbi, é encontrado morto aos 22 anos - reprodução/Instagram
Alan Joel Calabrese, jogador de time LGBT de rúgbi, é encontrado morto aos 22 anos Imagem: reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

07/02/2021 16h00

AVISO DE GATILHO: o texto contém informações sensíveis para pessoas que lutam contra depressão e outros transtornos. Caso você esteja precisando de apoio psicológico, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

O atleta Alan Joel Calabrese, de 22 anos, foi encontrado morto em sua casa em Buenos Aires, na Argentina. Ele jogava na equipe Ciervos Pampa, clube LGBTQ+ que tem como missão dar visibilidade à diversidade sexual no rúgbi.

A hipótese das autoridades é de suicídio, já que Alan deixou uma carta de despedida:

"Gostaria que sempre se lembrassem de mim com este sorriso. Esse sorriso era o que escondia todo o sofrimento que eu vinha sentindo por dentro. Eu sempre sorria, mas por dentro estava sofrendo de uma depressão tremenda havia meses. Eu fazia a melhor cara sempre porque não queria desistir, mas lamentavelmente hoje não aguentei e decidi me apagar, fechar os olhos e dizer adeus! A todas as pessoas que sempre estiveram comigo nos bons e maus momentos, eu quero dizer obrigado. Mas eu precisava me apagar e peço perdão por fazer desta forma, mas o meu caminho terminou aqui. Eu amo vocês para sempre", escreveu no Instagram.

Segundo o portal Infobae, antes das 5 horas da manhã (horário local) de hoje, a polícia recebeu um chamado do pai de Alan. O homem disse o que havia ocorrido com seu filho.

Karen, irmã de Alan, respondeu um comentário confirmando a morte do jogador.

"Meu irmão se foi. É muito triste, não conseguimos ver que ele estava tão mal para chegar a esse ponto. É muita dor, muita impotência", afirmou Karen.

O Ciervos Pampa foi o time em que Alan se sentiu acolhido. Graças à equipe, ele teve a chance de jogar rúgbi em um ambiente com menos preconceito e homofobia.