PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

SBT lidera audiência no país com Palmeiras; Globo vence só em duas capitais

Abel Ferreira comemora o título da Copa Libertadores pelo Palmeiras - Staff Images/Conmebol
Abel Ferreira comemora o título da Copa Libertadores pelo Palmeiras Imagem: Staff Images/Conmebol

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

01/02/2021 20h51

O Ibope consolidou nesta segunda-feira (1) os índices de audiência da final da Libertadores da América entre Palmeiras e Santos em todo o Brasil. No índice PNT, que mede audiência nas 15 principais regiões metropolitanas do país, o título do Palmeiras marcou 18 pontos. A partida foi líder enquanto a bola rolava, entre 17h e 19h01. De acordo com dados obtidos pelo UOL Esporte, no mesmo horário, a Globo marcou média de 12,1 pontos, com a exibição do "Caldeirão do Huck" e da novela "Flor do Caribe". A Record, com o "Cidade Alerta", fechou com 2,9 pontos.

Com isso, o SBT chegou a alcançar 33,1 milhões de espectadores. É o maior índice, para todo o país, desde 2007 do SBT. Os três melhores desempenhos foram de Manaus, São Paulo e Fortaleza. Na capital amazonense, o jogo fechou com 25,9 pontos de média, contra 12,7 da Globo. Em São Paulo, o consolidado apontou 25,2 contra 11,6 da emissora carioca. No Ceará, fez 22,0 contra 9,8. Em Florianópolis, com 14,7 pontos contra 13,6 da Globo, o SBT marcou sua maior audiência na história da cidade.

O SBT liderou em 13 capitais (incluindo AM, CE, SC e SP). A exceção foi no Rio de Janeiro, local da final, e no Recife, onde o SBT perdeu para a Globo por uma diferença pequena. Na capital fluminense, foram 11,7 pontos contra 14,8 pontos da Globo. Em Pernambuco, o SBT marcou 14,2 contra 14,4 da Globo.

Em Belém, um fato curioso: Palmeiras 1 x 0 Santos foi líder, mas a audiência foi pulverizada por causa da transmissão de Remo 2 x 3 Vila Nova, pela final da Série C do Brasileiro, pela Band. O SBT marcou 17,5 pontos contra 13,0 da Globo e 9,6 da Band, que ficou em terceiro lugar.

Apesar do bom resultado, a final única de 2020 perdeu alcance de público em relação a 2019, quando a Globo exibiu Flamengo 2 x 1 River Plate. No PNT, Flamengo X River Plate teve 38 pontos, com alcance de 65,7 milhões de pessoas em todo o país, praticamente o dobro (+99%) do alcançado pelo SBT.

Na TV paga, o SporTV foi líder absoluto entre os canais esportivos na faixa de 19h30 de sábado até 2h de domingo, com a repercussão do título do Palmeiras. O canal, por exemplo, foi o único a mostrar imagens áreas da chegada do avião que trouxe os campeões de volta à capital paulista.

Veja a tabela completa da final da Libertadores nas 15 principais capitais do país:

PNT: 18,0

Manaus: 25,9

São Paulo: 25,2

Fortaleza: 22,0

Brasília: 19,9

Campinas: 19,5

Vitória: 17,8

Belém: 17,5

Goiânia: 17,2

Florianópolis: 14,7

Recife: 14,2

Salvador: 14,0

Curitiba: 13,9

Belo Horizonte: 13,8

Porto Alegre 12,1

Rio de Janeiro: 11,7

UOL Esporte vê TV